Blog que trata dos vinhos que vou vivendo no meu cotidiano, atualizado semanalmente.
▼
terça-feira, 21 de maio de 2013
Gimenez Mendez Idenity 2010 no Retorno ao El Fogón!
Recentemente passei uns dias no Uruguai, desta vez não fui fazer enoturismo, mas sim o turismo regular, se é que posso dizer desta forma. Viajei com a minha esposa e amigos e acabamos por passar um dia na Bouza, assunto para outro post...
O El Fogón tem uns vinhos de safras mais antigas na carta, alguns rótulos tem verticais a disposição. Mas acabei escolhendo algo mais novo desta vez, safra 2010. A verdade é que sempre gostei dos vinhos da Gimenez Mendez e ainda não havia provado nenhum neste retorno ao Uruguai.
Escolhi o Idenity, um corte de Tannat, Syrah e Petit Verdot, vinho elaborado em homenagem a Marta Mendez, presidente da Bodega.
É um belo vinho! Na taça aquela cor rubi púrpura e lágrimas abundantes. Os aromas começaram fortemente marcados pelo carvalho, aquele aroma de bodega mesmo, barrica em contato com o vinho, mas com o decanter e o tempo foram evoluindo, vieram as frutas negras maduras, florais, especiarias como a pimenta do reino e canela e ervas como alecrim. Em dado momento a madeira retornou como chocolate e baunilha.
Na boca mostrou-se um vinho potente, de grande estrutura, com acidez elevada e carga tânica volumosa e suave. Já casa muito bem com as carnes, mas não há duvidas que este vinho vai crescer nos próximos dois anos. Retrogosto frutado e persistente.
Cris,
ResponderExcluirinfelizmente não conseguimos ir ao El Fogón e ao Francis dessa vez, motivos para voltarmos ao Uruguai em breve!
gosto bastante dos vinhos da Gimenez Mendez e já comentei um corte desses, mas da safra 2008. Gostei do resultado também.
abraço!
Gil
Gil,
ExcluirPelo que estou percebendo estamos recheados de motivos para retornar ao Uruguai!!!
Forte Abraço!