segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Harmonizando o Velho Mundo com Churrasco #CBE


A responsabilidade do tema do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs foi minha nesse agosto que passou. Eu propus um tema que tivesse haver com meu pai, pois agosto é o mês dos pais. Meu pai adora um churrasco, mas, por favor, nada de Malbec desta vez, vamos nos desafiar, que tal um vinho do Velho Mundo para variar? 
E na companhia dele e de amigos abrimos o Aquilae, um Nero d'Avola que meu velho trouxe de sua viagem a Bota. O Aquilae como todo bom Nero Sciciliano é um vinho de corpo médio, acidez intensa, taninos maduros e muita fruta. 
Na minha opinião os Neros vão bem com muitos dos cortes de carne que desfrutamos num churrasco como a Picanha, Fraldinha, Costelinha de Porco e Linguiça Toscana. Para um churrasco comum, digamos assim, é um verdadeiro coringa! 
Forte Abraço!


3 comentários:

  1. Cristiano, bom dia...

    Vc teria alguma indicao de algum rótulo para que eu possa harmonizar em duas situações, uma para uma boa costela gaúcha e outra para pernil de ovelha, ambos assado no fogo de chão com brasa de lenha?

    Obrigado

    Laércio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Laércio,

      Para a costela considero os vinhos jovens do Alentejo e de Ribera del Duero excelentes opções, mas jovens sem ou com pouca madeira, ok?

      Para a ovelha fica difícil pra mim pois nunca provei. Mas ficaria com algo do sul da França, como um Cotes du Rhône.

      Qdo experimentar me conte como foi.

      Forte Abraço!

      Excluir
    2. Cristiano, ok.

      Vou procurar algo desse tipo e depois te conto como foi o resultado. ..

      Obrigado

      Abraço

      Laércio

      Excluir

Algum comentário? Fique a vontade!