Adolfo Lona: Esmero e Qualidade!
A Vinícola Adolfo Lona fica em Garibaldi, é pequenina mas acolhedora, produz exclusivamente espumantes, cerca de 72.000 garrafas por ano.
Conhecer Adolfo Lona pessoalmente é um presente para o apaixonado pelo vinho, mas visitá-lo em sua cantina é pra lá de especial. Se tiver oportunidade, não deixe passar!
Lona além de simpático e conhecer tudo sobre o riscado, é professoral nas explicações sobre os processos com rara habilidade didática! Minha esposa, que não conhecia nada do processo de elaboração de um espumante, aprendeu muito e o que mais gostamos foi o modo simples e descomplicado que Lona utilizou para explicar os conceitos.
Depois de nos mostrar a cantina, nos dirigimos a sala onde os espumantes descansam já engarrafados e por lá batemos um bom papo, descontraído e coloquial, fiquei mais de 03 horas conversando com o homem e nem vi o tempo passar!!! Por lá degustamos 02 espumantes enquanto aguardávamos os amigos Claudio e Rafaela do Le Vin au Blog que nos acompanharam nesta jornada.
O primeiro foi o campeão de vendas da casa, o Brut Rosé! Um espumante elaborado pelo método Charmat, a segunda fermentação acontece nos tanques, a partira das uvas Chardonnay e Pinot Noir, com 08 gramas de açúcar residual por litro e muito reconhecido pelo mercado!
Deixando de lado a parte técnica, é um espumante prazeroso, que preserva a fruta e pode acompanhar diversos momentos e celebrações, abrir uma garrafa dessas é garantia de sorrisos.
Já o segundo espumante que degustamos foi o top da linha Adolfo Lona, o memorável Orus, com produção limitada a 600 garrafas por ano. Este é um Nature ou Pas Dosé, expressão que indica ausência total de açúcares. Trata-se de um corte de 03 uvas, Chardonnay, Pinot Noir e Merlot, elaborado pelo método tradicional ou Champenoise, segunda fermentação em garrafa.
Aqui pude degustar a elegância de um espumante fino, rico em sutilezas e complexidades o Orus é um espumante grandioso, marcante! Prova absoluta do esmero de Adolfo Lona em obter espumantes de qualidade soberba.
Forte Abraço!
Ainda bem que a Val não bebeu todo o Orus! :)
ResponderExcluir