domingo, 18 de janeiro de 2009

Far Niente Chardonnay 1992

Branco, 100% Chardonnay

País: Estados Unidos

Far Niente Winery

Preço: R$ -

Uma noite mágica foi a que aconteceu neste último sábado. Fui convidado para jantar na casa de um amigo e após alguns espumantes de entrada e um passeio pela história de Elvis Presley, esse meu amigo faz até cover do Elvis, nem preciso dizer que ele é fã... nada melhor que um vinho norte-americano para acompanhar o salmão grelhado com molho de alcaparras.

Eis que surge essa raridade na minha frente, um privilégio!!! Já com o rótulo meio desgastado me encarava um Chardonnay da safra 1992, oriundo do Napa Valley. Para melhor falar do vinho pesquisei um pouco na rede e encontrei algumas informações interessantes no site do importador (Impexco):

"O Far Niente Chardonnay é um corte de uvas dos melhores vinhedos do Vale de Napa, muitos dos quais estão localizados em uma área pouco conhecida, chamada Coombsville, uma nova e emergente região encrustada aos pés das montanhas, a leste da cidade de Napa. Coombsville oferece o mesmo microclima de Carneros, com menos vento e solos arenosos de origem vulcânica, bem drenados e com uma profunda camada de seixos. A combinação destas espetaculares condições climáticas e de solo resulta em uma singular tipicidade".

O vinho possuía uma cor amarelo ouro, sem reflexos e halo aquoso bem desenvolvido, um vinho que está na sua maturidade há algum tempo. O nariz trazía um aroma adocicado gostoso e bem forte, me lembrou doces com cobertura de açúcar e alcaçuz. Nuances minerais complementavam.

Na boca, a acidez já demonstrava declínio, mas o vinho não estava licoroso, era vivo ainda! Marcante pela boa persistência e pelo retrogosto adocicado e elegante. Estava muito bom! Casou bem com o salmão também.

Ao meu amigo muito obrigado pela oportunidade. E tem um chardonnay 1997 da Casa Perini nos esperando...

A quem acompanha este blog, espero sinceramente que possam ter oportunidade de beber um vinho com longevidade, este estava com 17 anos. Para quem gosta é uma noite mágica.

Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Salve Cristiano, os vinhos que você indicou já estão no Nosso Vinho. Como sempre criei todos os links para o seu site. Obrigado por participar.
    Aproveito para lhe sugeir um vinho muito especial:
    Poggio Salvi di Montalcino 2005. Meu vinho neste domingo. Já está postado no Nosso vinho desde a semana passada, Quem comercializa é a Mistral.
    Apesar de ser um Rosso e não um Brunello de Montacino, o Poggio Salvi pode ser caracterizado como um espetáculo. Um vinho tipicamente Toscano, muito acido, com taninos no mínimo "alegres". Madeira sem excesso e muita fruta. (amora). Como é um produto Biondi Santi, seu preço não é o seu forte. Mas você verá com o passar dos anos de experiência que o preço é um detalhe para que você fique mais ou menos feliz com o vinho.
    Abraços

    Paulo

    ResponderExcluir
  2. Paulo,

    Gosto muito de vinhos italianos, apesar de não estar postando os mesmos. São sempre uma companhia muito agradável e harmoizam bem e facilmente com a comida.

    Assim que tiver oportunidade experimentarei o Poggio Salvi di Montalcino 2005.

    E eu que agradeço a oportunidade de participar do Nosso Vinho.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!