sábado, 3 de janeiro de 2009

Quara Torrontés 2007

Branco, 100% Torrontés

País: Argentina

Quara Wine

Preço: R$ 18

Dentro do meu objetivo para 2009 (vinhos de um preço mais acessível) selecionei o Quara Torrontés para começar. Importado pelo grupo La Pastina este é um vinho delicado e muito interessante.

Acredito eu que em alguns lugares do Brasil possa ser encontrado em gôndolas de supermercados, mas aqui em Campinas e Região conseguí o mesmo junto ao distribuidor.

A Torrontés é a principal cepa branca cultivada na Argentina, seguida pela Chardonnay. A origem desta uva é a Galícia, na Espanha. Quando mal trabalhada seu ataque na boca é verde, quase adstringente, muito rústico, como descreveu Patrício Tapia em seu guia Descorchados. Portanto cuidado quando for comprar um vinho Torrontés, ele pode ser afável mas pode ser frustrante. Eu mesmo comecei muito mal com os vinhos Torrontés, a ponto de definir que não compraría mais. Procure referências.

A Quara Wine é uma vinícola de Salta, e os vinhedos estão a 1.800 metros de altitude aos pés dos Andes. Salta é descrita como uma das melhores regiões para a Torrontés. Mais uma curiosidade, Quara é uma espécie de Lhama da região de Salta.

Vamos ao vinho, tem cor amarelo palha sem reflexos, límpido e translúcido com muitas lágrimas. Os aromas remetem a frutas tropicais doces, com nuances de mel e flores, os aromas são realmente fascinantes e muito intensos.

Na boca temos um vinho equilibrado, harmonioso e delicado. Refrescante com boa acidez e corpo leve. O álcool está domado, correto, bem integrado ao conjunto. Os aromas de boca e o retro-olfato trazem frutas, minha lembrança foi de pêssego em caldas. O final é gostoso e persistente. Fiquei muito satisfeito com este vinho.

Um vinho que acompanharía muito bem saladas com frutas ou um salpicão. Eu o bebí com patês, mas os patês devem ser leves, nada de azeitona preta, atum, sardinha, pimentão ou coisas do tipo na composição do mesmo.

Forte Abraço!

$$$

4 comentários:

  1. Cristiano,
    Primeiramente um 2009, com muita Saude e Ótimos Vinhos.
    Obrigado pela indicação, a experiencia que tive com esta uva, me deixaram desconfiado, em 2007 provei o Michel Torino Colecion, 1/2 garrafa de uma coleção que a Abril lançou, gostei bastante do vinho, Em 13/12/2008, tomei o Etchart Privado e achei muito ruim.
    O Quara normalmente são vinhos bons, vou procurar e experimentar.
    Aproveitando vc. esteve em Curitiba, vi comentario seu para a
    Fabiana do Escrivinhos, sobre os vinhos da Vinicula Franco Italianao de Toledo no Paraná.
    Comprei vinhos dele e gostei bastante, pedi até para meu sobrinho que esta residindo em Curitiba, que fosse lá, o Cabernete Sauvigno 2005, esta esgotado, tem um
    erlot 2008, para o qual fiz um comedntário no meu Blog.
    Tim Tim
    Tomaz Robinson
    O Mundo de Baco

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigo, vc escreveu q o distribuidor é de perto de Campinas, vomo faço para comprar com ele?

    ResponderExcluir
  3. Rodrigo,

    é a Exclência Vinhos 19 3294-9594.

    Fale com a Ana.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!