sábado, 4 de abril de 2009

Especial Chile: Viña Anakena


No segundo dia em Santiago viajamos 105 km até o Alto do Cachapoal para visitarmos a Anakena. Jovem vinícola que vem despontando com bons rótulos e trabalhando com nove cepas atualmente.
Podemos dizer que foi um bom começo! A simpática Belém nos recebeu de forma maravilhosa. Primeiramente nos conduziu pela plantação e nos permitiu experimentar as variedades plantadas ali. Dentro da propriedade existe um mirante que nos proporcionou uma excepcional vista da área.
A parte mais bacana da visita ocorreu em seguida, pudemos presenciar a produção do vinho! Afinal era época de "vindimia"... Os cestos de 400 kg derrubavam os cachos nas máquinas que separavam os cachos, as folhas e engaços, restando apenas os bagos, sempre com supervisão e uma "mãozinha" humana e numa explicação simplista.
Após vimos as prensas funcionandos e os tubos condutores, os caminhos que a uva percorre até as enormes cubas de aço inox onde ocorre a fermentação. Esses tubos são refrigerados para que a fermentação não aconteça neles mesmos.
Por fim a sala de barricas de carvalho onde os vinhos repousam... e evoluem.
Após essa aula o esperado momento da degustação! Foi uma das melhores, pois foi feita ao ar livre, o que propiciou um clima gostoso e descontraído. Três foram os vinhos servidos!

Single Vineyard Sauvignon Blanc 2008 - Um branco de cor amarelo palha com leve reflexo esverdeado. Com boa complexidade aromática as notas de maracujá se destacavem em meio a um palco repleto de aromas herbáceos, ervas e maçã verde. Esta última se destacando ao longo do tempo deste vinho com boa persistência aromática. Na boca: equilíbrio! Boa acidez como era de se esperar, retrogosto herbáceo, leveza e boa persistência.
Ona Malbec 2007 - Varietal interessante. De cor rubí violácea e chorão este tinto apresentou halo aquoso pequeno demonstrando potencial de envelhecimento. Nariz de boa intensidade e complexidade média com frutas, ameixa principalmente, café e baunilha. O tostado venho com a boa presistência aromática apresentada. Na boca um bom equilíbrio apenas com uma leve aresta de álcool. Boa acidez e retrogosto de frutas maduras. O final persistente e o retrogosto me faziam implorar por um filet a parmegianna...
Ona 2005 - Corte bordalês...Cabernet Sauvignon, Carmenére e Merlot. Já rubí e com halo desenvolvido (0,5 cm) este vinho apresentava sinais de alguma evolução. O olfato trouxe frutas vermelhas ainda frescas, tabaco e tostado. As notas verdes e de pimentão não estavam por alí... Na boca a excelente acidez se destacava conjuntamente aos taninos gentis e ao final frutado e persistente. Uma boa carne de panela, bem temperada para acompanhar este excelente vinho.
Bom... deu para perceber que eu estava com fome... risos... seguimos para a Santa Rita onde o almoço nos esperava...
Forte Abraço!

6 comentários:

  1. Olá Cristiano. Parabéns pelo blog! Também sou um grande apreciador de vinhos. Estou indo para Santiago em janeiro e pretendo conhecer as vinícolas próximas. Poderia me dar umas dicas sobre qual a melhor forma de chegar a elas, principalmente a Anakena. Existe algum serviço de transfer regular ou coisa assim? Abraço! Daniel.

    ResponderExcluir
  2. Daniel,

    Comprei os passeios no Brasil através de um agente daqui. Fez todo o contato para mim e visitei as vinícolas que havía pré-selecionado. Procure agências de viagens menores eles contatam as Agências chilenas. Lá todas elas tem os contatos com as vinícolas.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Opa Cristiano otimo dia,
    Parabens mesmo pelo blog, estou começando essa apreciação de vinhos.
    Você sabe como é , eu novato entrando em alguns blogs para aprender com gente igual a você, mais o seu blog é bem legal.
    Gostaria de saber algumas nformações de sites recomendados por você, ou mesmo que você indique um vinho para uma boa apreciação, veja bem, tem de ser um doce com sutileza de teor alcoolico (minha esposa não gosta muito desses amargos).
    Espero q vc possa me responder!
    Abraços
    Edson Gomes- Santos SP
    e.mail : juniortriatleta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Cris, realmente um show essa visita à vinícola, eu por enquanto fico aqui, provando os vinhos e com uma ponta de inveja de vocês, rsrs.
    Mas já que você falou em parmegiana, deu uma ideia aqui que é a sugestão do próximo jantar, mas tem que ser logo, antes que o verão volte.

    Abração!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cristiano, muito legal o seu blog!! estive agora no Chile e tomei o Anakena Single Vinyard, pinot noir 2009, valle de leyda, no restaurante Boragó, em Santiago (estava na carta de harmonização do restaurante, não conhecia, e fiquei muito bem impressionada). realmente muito bom!! vc sabe quem traz os vinhos deles pro Brasil? moro em Brasilia. Abraço, Daniela Giacomet.

    ResponderExcluir
  6. Daniela,

    Obrigado pelos elogios, venha sempre!

    Salvo engano a importadora é a Costazurra.

    Abs,

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!