![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhznYDbKGFVUqQI8-FkL3LjUA-EGaxCjnNT5x1-IDe630Da3qyHoRstH8HfObBNRrWI1suqwfH-7c9NAT0KUaFat08FoHcQDUMTgecp8ETZm8a3p0DxKE6fMGPQ2xf5PW4gWy8hIs1gFRI/s200/D'aydie+Pecherenc.jpg)
Branco, Sobremesa, Petit Manseng
País: França
Chateau d'Aydie
Preço: Acima de R$ 100
O Sudoeste francês não é muito conhecido por nós brasileiros, mas reserva boas surpresas! É uma região muito tradicional em gastronomia.
No Sudoeste francês encontramos a região de Bergerac, extensão natural de St-Émilion que é região bordalesa. Precedeu Bordeaux em vinhos de qualidade, hoje em dia a qualidade caiu e os negociantes de Bordeaux não perderam a oportunidade de se empenhar a fim de divulgar e discriminar Bergerac.
No Sudoeste francês também encontramos Madiran e Cahors, "solos-mãe" das "sulamericanas" Tannat e Malbec. Aos pés dos Pirineus encontramos a região de Jurançon conhecida pelos seu brancos doces. Ainda nos doces temos o Montbazillac, o "irmão pobre" de Sauternes, opção de bom custo-benefício, tem qualidade! Onde só é permitida colheita manual das uvas botritizadas.
Mas quero falar de uma região de 100 hectares, onde são cultivadas uvas como a ruffiac, petit manseng, petit courbu e gros manseng: Pacherenc-du-Vic-Bilh! Produzindo brancos secos e doces, frutados e marcados levemente pela madeira, talvez uma jóia rara perdida em solo francês.
Nosso exemplar de hoje é definitivamente um bom vinho! De cor amarelo ouro e abundantes e espessas lágrimas, chamou a atenção pela sua bela cor. O halo aquoso já surge timidamente denotando alguma evolução.
Os aromas eram de boa intensidade e boa complexidade. As frutas brancas estavam por lá, as frutas em caldas também... notas sutis de mel e toques cítricos faziam o pano de fundo. Ah... as flores vieram com o tempo, principalmente o jasmin.
Um vinho doce, mas não melado e pesado como alguns late harvest do Novo Mundo. Este é mais elegante. Corpo médio sustentando a boa acidez e álcool na medida para amaciar bem a boca, untuoso! O retrogosto destacou aquele misto de mel com frutas cítricas, por alguns momentos pensei numa laranja caramelizada.
Acho que este Pacherenc continuará muito bom nos próximo três anos, mas não o guardaría por mais tempo. Acho que o harmonizaría com mousse de frutas cítricas. Que tal um mousse de maracujá com raspas de chocolate branco? Acho que fecharía perfeitamente um jantar com os amigos.
Forte abraço!
Opa!
ResponderExcluirAlguém me chamou?
Parecia ter ouvido meu nome por aqui...rsss...
abs!!!
Ale