Tinto, Corte de Syrah, Touriga Nacional, Aragonês (Tempranillo), Cabernet Sauvignon, Alicante Bouschet
País: Portugal - Alentejo
Sociedade Agricola Encosta do Guadiana
Preço: Acima de R$ 100
Este vinho é do Alentejo, região continental e de clima quente, que encontra nas castas tintas Aragonês, Trincadeira, Alfrocheiro e Alicante Bouschet sua melhor expressão. Os brancos alentejanos não se destacam, mas os nomes das uvas é algo sensacional! Antão Vaz, Roupeiro, Rabo-de-Ovelha entre outras...
Gosto muito dos vinhos do Alentejo, principalmente por serem gastronômicos. Normalmente tem muita intensidade aromática, fruta superando a madeira, muitas vezes com aromas florais, corpo médio e boa acidez. Uma aresta de álcool sobrando sempre por ali, mas que faz deles melhor opção ainda no inverno!
Este aqui é típico! Cor Rubí intensa quase opaco. Na taça as lágrimas são abundantes e ligeiras demonstrando o álcool. O halo aquoso já é aparente, mas pequeno.
Os aromas são intensos, as frutas negras maduras brilham, acompanhadas dos toques que a madeira francesa traz com o caramelo e um leve café tostado.
Na boca o discreto amargor e a aresta de álcool são compensadas pelo corpo médio a boa acidez e um ataque na boca levemente picante. Um vinho com muito sabor. Os taninos são bem presentes a ainda podem melhorar um pouco. Boa potência.
Penso que as carnes vermelhas acompanharão melhor este português neste momento, mas massas são boas opções de harmonização também. Que tal um Filet Grelhado acompanhado de um Fetucinne na Manteiga para harmonizar?
Forte Abraço!
quinta-feira, 28 de maio de 2009
Herdade Paço do Conde Reserva 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algum comentário? Fique a vontade!