segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Montes Selección Limitada Pinot Noir 2008


Tinto, Pinot Noir
Chile
Viña Montes
Preço: R$ 46
Este é um dos vinhos da minha lista de dicas de Natal. Um Pinot Noir, uva emblemática da Borgonha e que se adaptou bem ao solo do Vale de Casablanca no Chile. Este pinot tem uvas de Casablanca, mas também do Vale de Leyda, portanto é um blend de mesma cepa.
Sou fã dos pinot's em geral pela sua maciez e elegância. Vinhos leves, frescos, fáceis de agradar e saborosos, em que pese alguns serem de extrema complexidade e longevidade. Curioso pois a pinot é uma uva de tão árduo cultivo que chega a ser difícil acreditar que algum produtor possa todo ano fazer um vinho de qualidade.
Final de primavera, chegada de verão... Tempo de calor, mas ainda temos aquelas chuvas no fim da tarde que refrescam o clima... Acho ideal esse entardecer para beber um bom pinot noir pois essa mudança climática nos inclina a deixar os brancos e partir para os tintos... Então por que não bebermos um vinho feito com a uva mais branca das tintas???
Enfim, depois de todos esses argumentos espero que experimente harmonizar este vinho com o clima e alguns bons amigos. Este aqui bebí em Jundiaí na Rosso Bianco acompanhado de minha esposa e do amigo Daniel (Vinhos de Corte).
Na taça cor rubí translúcida e intensa, viva! Muitas lágrimas, mas nem no nariz nem na boca o álcool incomodou. Os aromas remeteram as frutas vermelhas e do bosque já maduras. Toques herbáceos, de especiarias e ervas completavam o painel. Um leve toque de animal e terroso deu o ar da graça depois de um bom tempo na taça.
Na boca bom equilíbrio entre álcool, acidez e taninos (finos). Com boa persistência o retrogosto confirmou o olfato com muita fruta madura.
Como percebemos, apesar de 08 meses de madeira (carvalho francês), este vinho tem um estilo frutado e a madeira amacia o palato e dá ao vinho um bom tempo de guarda. Falando nisso acredito que possamos consumir esse vinho nos próximos 04 anos, sem dúvida ele vai evoluir nesse período.
Apesar de ter sugerido que harmonize este vinho com o clima podemos pensar num bom faisão para acompanhar.
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!