Esse prato não foi nem de minha nem da autoria da minha esposa e sim de um prima nossa. Também não foi num domingo. Mas que dá um baita almoço de domingo, isso dá!!!
Era aniversário dessa prima e ela nos convidou para almoçar, na nossa família ninguém compra vinho pra mim, o pessoal tem medo de errar... bobagem! Mas, faz parte... Então tive a árdua missão de escolher um vinho para o almoço...
Bom comecei pensando nas caratcterísticas do prato, o camarão e o requeijão são untuosos, a prima sempre coloca champignon também, mais um componente untuoso além da própria moranga que acrescenta algo de doce ao prato. Os temperos estão lá mas não equilibram o prato, mantendo assim a característica untuosa como dominante, digamos assim...
Os acompanhamentos seriam arroz e batata palha, o primeiro é inócuo e o segundo corrobora das características do prato principal... Enfim precisava de um vinho com acidez viva para confrontar o prato mas que também tivesse um bom corpo.
Minha primeira idéia foi um Riesling devido a estupenda acidez dos mesmos, mas depois achei que para os que eu tinha na adega faltaría corpo... Um chardonnay começou a me parecer uma idéia interessante, tinha que ser novo pela acidez, mas se tivesse um pouco de madeira tería untuosidade também o que podería ajudar na harmonização... mas tinha que ser pouca madeira... eis que me lembro do Down Under´s.
Partí para casa da prima, gelei a vítima e acertei! O vinho e o prato funcionaram bem, o que mais gostei que o sabor da moranga e da fruta do vinho se realçaram. Ainda para minha surpresa a acidez do vinho superou minhas expectativas...
Conversando com a prima ela me disse que esse almoço não sai caro não e que uma boa moranga serve de 06 a 08 pessoas. Apesar de camarões e champignons não serem dos produtos mais baratos, acredito que este prato fique até R$ 20 por pessoa, dentro da minha proposta.
Forte abraço!
Que fartura amigo, muito bonito o prato. Quanto ao vinho degustei por estes dias e achei bem legal !
ResponderExcluirVou degustar o vinho para combinar com a mesma receita que servirei na ceia de Reveillon. Valeu pela dica!
ResponderExcluirLuciana,
ResponderExcluirAcho que pode fazer um bom para com o Tender... Depois conta pra gente!!!
Abs,