quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Clubes de Vinho Valem a Pena?

foto: www.wineart.com.br
Apesar do título sugerir não pretendo responder a esta pergunta, afinal depende mais da leitura que cada um tem da oportunidade do que da minha opinião. A ideia é mostrar os prós e os contras de ser membro de um Clube de Vinho. 
Primeiramente um clube de vinhos nada mais é que um clube de compras, onde os consumidores se comprometem a adquirir um número "x" de garrafas periodicamente e como grande vantagem normalmente tem um preço diferenciado, menor, a seu favor. O que os transformariam em um excelente negócio para os consumidores. 
Além dessa vantagem, teoricamente existem muitas outras, como um profissional qualificado, Sommelier, utilizando todo seu conhecimento para fazer grandes escolhas, ótimos vinhos a bons preços! Uma oportunidade para conhecer vinhos do mundo todo, seus estilos e características sem precisar estudar, já que tem um profissional preparado e qualificado para realizar a seleção. O conforto de receber os vinhos na porta da sua casa, sem maiores problemas. 
Mas e os contras? Primeiro, o clube não deixa de ser um negócio, e podem aparecer alguns "micos" nas seleções, acontece... não acredito que seja proposital, mas não é possível que o seu paladar, gosto seja incrivelmente idêntico ao do Sommelier responsável. Lembre-se que existem muitos vinhos perfeitos tecnicamente mas que não te agradam... ok! Esse risco nós corremos em qualquer compra, mas na loja eu estou escolhendo, acredito que o risco seja menor...
Outro ponto, que passa desapercebido para muitos, mas que para a minha pessoa não passa ileso, é o fato de as seleções serem esmagadoramente de vinhos tintos! Nem em época de Reveillon tem espumante... Tudo bem que a preferência nacional é o tinto, mas e aquela história de conhecer vinhos do mundo todo? Nós sabemos que existem regiões pródigas em brancos, rosés e espumantes, não vale a pena conhecê-los? 
Me incomoda em alguns clubes a exigência de se comprar 04 ou até mesmo 06 garrafas do mesmo vinho!!!??? Volta aquela pergunta da diversidade... vinhos do mundo todo? E se eu não gostar do vinho? 
Mas também tenho que salientar que alguns clubes se preocupam com todos esses pontos de forma muito cuidadosa, é o caso do Clube W da Wine, que tem opções de 02, 04 ou 06 gfas, deixando o consumidor mais a vontade para começar no clube e evoluir dentro do mesmo conforme a confiança avança. Também oferece desconto para que quiser comprar os mesmos vinhos após prová-los, os mesmos e outros que ficam a disposição no site. 
Outra boa opção nesse sentido é o Winet Club, que além de oferecer um par de vinhos distintos e quem gostou da seleção mensal tem desconto para comprar novamente, tem 03 planos conforme o nível de conhecimento e o bolso, enfim você escolhe e de repente pode até assinar dois planos... tendo uma seleção de 04 vinhos distintos... por que não? 
Espero ter contribuído e, com certeza, gostaria de que o amigo leitor comentasse o que acha dos clubes de vinho que participa ou participou. O que é bom, o que é ruim? 
Forte Abraço!

4 comentários:

  1. Cris, eu já participei de alguns clubes. Gostei de poucos e desgostei de vários, principalmente por me mandarem 4 garrafas do mesmo vinho. Tenho vinho encalhado na minha casa ainda de remessas que eu não gostei.

    Gosto dos clubes de vinhos que mandam novidades, principalmente de países e regiões diferentes.

    Abraços
    Daniel

    ResponderExcluir
  2. Dani,

    Obrigado pela contribuição!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cris,

    concordo com tudo que você disse e acrescento uma sugestão aos clubes.

    também assino o Clube W e muitos dos vinhos recém enviados estão muito jovens, ainda longe de mostrar o seu melhor. Para quem tem alguma experiência, ok. Vai saber o melhor momento para abrir o vinho. Mas quem é menos experiente pode não gostar do vinho simplesmente porque ele ainda não está pronto. Gostaria de ver um clube de vinhos com essa clareza, indicando qual a melhor época de consumo do vinho recebido.

    Saúde!

    Gil

    ResponderExcluir
  4. Gil,

    Alguns ainda passa a expectativa de guarda do vinho pelo menos...

    Mas concordemos, quando o vinho é bom, mas jovem, ele só pode melhorar... ;)

    Cris

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!