terça-feira, 21 de maio de 2013

Gimenez Mendez Idenity 2010 no Retorno ao El Fogón!


Recentemente passei uns dias no Uruguai, desta vez não fui fazer enoturismo, mas sim o turismo regular, se é que posso dizer desta forma. Viajei com a minha esposa e amigos e acabamos por passar um dia na Bouza, assunto para outro post... 
A única coisa que eu realmente fazia questão de repetir era ir ao El Fogón, restaurante no Centro de Montevidéo, na Av San Jose. Tive uma noite memorável lá no ano passado e queria repetir
O El Fogón tem uns vinhos de safras mais antigas na carta, alguns rótulos tem verticais a disposição. Mas acabei escolhendo algo mais novo desta vez, safra 2010. A verdade é que sempre gostei dos vinhos da Gimenez Mendez e ainda não havia provado nenhum neste retorno ao Uruguai. 
Escolhi o Idenity, um corte de Tannat, Syrah e Petit Verdot, vinho elaborado em homenagem a Marta Mendez, presidente da Bodega.
É um belo vinho! Na taça aquela cor rubi púrpura e lágrimas abundantes. Os aromas começaram fortemente marcados pelo carvalho, aquele aroma de bodega mesmo, barrica em contato com o vinho, mas com o decanter e o tempo foram evoluindo, vieram as frutas negras maduras, florais, especiarias como a pimenta do reino e canela e ervas como alecrim. Em dado momento a madeira retornou como chocolate e baunilha. 
Na boca mostrou-se um vinho potente, de grande estrutura, com acidez elevada e carga tânica volumosa e suave. Já casa muito bem com as carnes, mas não há duvidas que este vinho vai crescer nos próximos dois anos. Retrogosto frutado e persistente. 
Acompanhei com Assado de tira de Novilho... 
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Cris,

    infelizmente não conseguimos ir ao El Fogón e ao Francis dessa vez, motivos para voltarmos ao Uruguai em breve!

    gosto bastante dos vinhos da Gimenez Mendez e já comentei um corte desses, mas da safra 2008. Gostei do resultado também.

    abraço!

    Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gil,

      Pelo que estou percebendo estamos recheados de motivos para retornar ao Uruguai!!!

      Forte Abraço!

      Excluir

Algum comentário? Fique a vontade!