quinta-feira, 23 de maio de 2013

Você conhece o Battonage???

O Battonage é uma ferramenta dos enólogos para acrescentar complexidade ao vinho. Como sabemos  no processo de fermentação são geradas as borras, depósitos de leveduras. 
Em alguns casos os vinhos envelhecem sobre estas borras, normalmente quando já são fermentados diretamente em Barricas de Carvalho, este processo é conhecido como Sur Lie, tem como objetivo aumentar a integração entre a madeira e o vinho, acrescentando assim qualidade, através de maior cremosidade e profundidade aos sabores do vinho. Muitos dizem que a nota de avelã dos grandes Chardonnays da Borgonha vem desse processo.
Porém acontece que as borras são mais pesadas que o líquido e portanto se depositam no fundo do barril em dias, mas, como sabemos, os vinhos envelhecem até por anos em barricas, portanto é preciso colocar todo o vinho em contato com as borras, esse processo de agitar as borras para que elas entrem em contato com todo o vinho dentro da Barrica é o Battonage. 
O vídeo abaixo da Jordan Winery ajuda a ilustrar este processo. Aliás, dizem por lá, que o Battonage é música para os ouvidos do Enólogo...
Forte Abraço! 

2 comentários:

  1. Bem bacana o processo e o vídeo com a barrica de fundo transparente é sensacional! Abraco!
    Alessandra

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!