Vinho Branco - Gewurztraminer
País: EUA
Chateau Ste Michelle
Preço: R$ 55
Raras foram as vezes que sentí tamanho prazer numa refeição! Saí com esse sentimento do Olivetto Restaurante & Enoteca no último sábado.
Eu e minha esposa comemorávamos nosso casamento, mais que uma noite especial. Para uma ocasião como essa, um jantar especial. Escolhemos o Olivetto, mesmo não o conhecendo, baseado puramente na reputação do local. Jamais nos arrependeremos.
Fomos excepcionalmente bem atendidos pelo Sommelier Diego Mateus Arrebola e todos os garçons da casa. Três horas que passaram muito rápido e de forma muito prazerosa.
Começamos a noite com duas taças de espumante e um shitake grelhado com vieiras e tomate acompanhado de uma fresca salada de folhas. Delicioso!
Fomos ao prato principal, a Val escolheu Filé de Congrio com crosta de farinha de pão, toque de limoncello, acompanhado de risoto de mussarela de bufala, tomate seco e rúcula. Eu fiquei com o Salmão grelhado ao Pesto de tomate seco sobre uma cama de capellini de zuchinni e cenoura. Obras-primas do chef Pedro Serafim.
Bom... aí entra o desafio do Somellier Diego, que atuou com maestría!!! Sugeriu este Gewurztraminer fantástico! Diferente de um alsaciano ou alemão este vinho norte-americano apresentou uma boa acidez que lhe concedeu um caráter mais fresco, o que não é característico nesta uva.
Um gewurz amarelo-palha com reflexos dourados, os aromas remetiam aos tradicionais florais da cepa, porém algo mais verde como uma flor de laranjeira, além de muitos nuances herbáceos e de pimenta branca. Com tempo na taça os minerais surgiram. Um nariz diferente e complexo para este exemplar de gewurz.
No gustativo o retroolfato de flores e herbáceo eram bem balanceados pela doçura da fruta. Bom frescor, corpo médio e álcool equilibrado fazem deste vinho um conjunto muito interessante.
Ainda bebemos uma taça de Norton Colheita Tardia 2007 para acompanhar o Sapore Tropicale, sobremesa que pedimos. Este vinho de sobremesa me chamou a atenção por uma doçura bem menor que a maioría que conhecemos e por aromas de cana muito intensos, em determinado momento lembrava cachaça.
Gostaría de agradecer a casa e especialmente ao Diego por tornarem nossa noite ainda mais especial!
Forte abraço!
Me deixou aguado!!
ResponderExcluirJoão,
ResponderExcluirNão fique... vamos lá conhecer???
Cristiano.
ResponderExcluirSeu time americano está montado no NOSSO VINHO. Agora é aguardar a disputa.
Veja em...
http://nossovinho.com/?p=6256
A tabela dos jogos está em...
http://nossovinho.com/?p=6193
Valeu pela participação.
Abraços
Paulo