segunda-feira, 18 de maio de 2009

Hugel & Fils Riesling 2007

Branco, 100% Riesling

País: França - Alsace

Hugel & Fils

Preço: De R$ 60 a R$ 100

Continuo atrasado... Bom no post anterior falei que minhas regiões preferidadas na França eram a Borgonha a Alsácia... Hoje falaremos um pouco desta maravilhosa região de brancos marcantes e deliciosos.

As principais uvas da Alsacia são a Riesling, Gewurztraminer, Pinot Gris e a Moscatel, ainda encontramos exemplares interessantes de Pinot blanc e Sylvaner... curioso, mas todas brancas!!! Deu para entender porque eu gosto tanto dessa região vinícola... Nas tintas podemos encontrar Pinot Noir, mas há algum tempo não se fa um Pinot bom por lá...

Vinhos secos e off-dry's podem ser encontrados com facilidade. Esta região tem uma excepcional tradição em vinhos secos e bastante frutados. A Gewurztraminer que traz outras experiências, com menor acidez e mais açúcar, realmente esta uva faz caldos fantásticos.

A Alsácia tem uma história de alta qualidade refletida em produtores como Marcel Deiss, Dopff an Moulin, a própria Hugel & Fils, Paul Blanck, Trimbach entre outros tantos...

Apesra da minha preferência pela Gewurz hoje falaremos desse Riesling. Esta uva que recupera cada vez mais seu espaço e faz grandes vinhos que evoluem muito bem em garrafa.

Este vinho apresentou cor amarelo palha com reflexo esverdeado nítido. Poucas e espessas lágrimas corriam pela taça. Os aromas indicavam o quanto este vinho podía ser! Aromas de frutas cítricas frescas acompanhados de maçã verde, um toque mineral surgiu com o tempo.

Na boca o frescor se confirmou com uma elevadíssima acidez, marcante! O corpo leve com um ataque de boca gostoso e frutado e álcool correto. Na boca a maçã verde fica mais clara dominando o retrogosto.

Uma ótima companhia para aperitivos e para os amigos! Sirva geladinho com uns camarões ao alho e óleo e corra para o abraço!!! Frutos do mar são sempre uma boa opção de harmonização para os vinhos feitos com a Riesling.

Deve manter suas características nos próximos anos, mas eu não guardaría esse vinho, acho que essa acidez traz muita vivacidade dando uma característica muito particular ao nosso Riesling.

Forte Abraço!

2 comentários:

  1. esse eu conheço Cristiano. realmente é um ótimo vinho. assim que possível vou tentar sua sugestão com os camarões, abraço

    ResponderExcluir
  2. There are news at Hugel:
    Visit twitter account: http://twitter.com/Hugelwine
    visit the facebook fan page: http://bit.ly/RzrOx
    Visit the videos: http://www.youtube.com/hugelwine
    Visit the blog: http://blog.hugel.com/en/
    visit the website: http://www.hugel.com/

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!