segunda-feira, 18 de julho de 2011

Vertical Almaviva EPU: A Safra 2001

Todos que acompanham esse blog já perceberam que sou fã de vinhos chilenos, deste país saem alguns dos meus vinhos preferidos e entre os eles está o Almaviva Epu, o tal segundo vinho da Almaviva... Aliás EPU significa dois (número) na língua Mapuche. 
O vinho, teoricamente, só é comercializado no Chile, falo teoricamente porque alguns intermediários chilenos revendem para outros países. Mas de qualquer forma para se comprar um Epu é preciso ir ao Chile. 
Ao longo do tempo pude visitar o Chile, experimentar e trazer algumas garrafas dele... e outras safras pedí para os amigos trazerem. Com isso coneguí em dado momento ter 03 safras na minha adega, 2001, 2006 e 2007. Pelo que sei do vinho, anterior a esta apenas a safra 2000, e agora parece que foi lançada a safra 2008. 
Grades vinhos podem e devem ser divididos com os amigos, reuni alguns blogger's e provamos todas as safras em uma noite pra lá de interessante. Hoje vou falar da mais velha safra da noite. 
O Epu 2001 demonstrou ótima forma, agradando todos que estavam presentes e sendo o preferido da maioria. A cor era rubi translúcida e brilhante. O halo aquoso era aparente e o reflexo era âmbar, ambos denotavam a estrada que este vinho já havia caminhado. 
A paleta aromática era intensa e complexa! Frutas negras doces, especiarias,  evoluindo para frutas secas, terra molhada, couro, carne crua e eucalipto. Na boca surpreendeu com sua presença! Encorpado e equilibrado! De excelente acidez e com carga tânica vasta e macia. Excepcional persistência. 
Um belo vinho! Se você tem um ou encontrar um, beba sem medo de ser feliz! 
Forte Abraço!

4 comentários:

  1. Grande amigo, tive o prazer de provar o 2001 uns 5 anos atrás. EStava fantástico.
    A vinícola já falava que fica pronto antes do irmão mais velho, porém também tem grande qualidade e poderia envelhecer alguns anos.
    Tá aí a década de evolução.
    Por conta da dificuldade de comprar fora do Chile, uma possibilidade é voltar só com EPU na mala. hahahahaha

    Brindes,
    Leonardo
    PS: Foi no Madero em CWB?

    ResponderExcluir
  2. Olá Cristiano! Estive no Chile em dezemmbro e trouxe o EPU 2008. Abri uma garrafa e a outra está aqui, envelhecendo mais um pouquinho na minha adega. :)

    ResponderExcluir
  3. Realmente este vinho (EPU) é sensacional. Tive a oportunidade de provar a safra 2007 ontem e posso dizer que é um dos melhores que eu já provei. A wine trouxe a algum tempo esta safra e no começo até vendeu bem em conta....mas me parece estar esgotado.

    Sds.

    ResponderExcluir
  4. Leo,

    realmente dá para voltar só com EPU na mala, e no Chile ele sai por volta dos USD 35.

    Pitila,

    pode guardar que vale a pena!

    Victor,

    Bebemos a safra 2007 na Vertical também e foi bem bacana... ainda tenho um gfa guardada.

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!