terça-feira, 28 de maio de 2013

Hamburger & Vinho - Primeira e Boa Tentativa!!! #CBE


Hoje é o Dia Internacional do Hambúrger!!! E nós da Confraria Brasileira de Enoblogs decidimos homenagear o dito cujo com um post especial de harmonização de Vinho & Hambúrger. E vamos falar a verdade afinal, quem não gosta de um bom Hambúrger??? 
Aqui em casa comecei com o tradicional burger com salada, maionese e muzzarella e também tentei uma versão com gorgonzola, que me deu outra ideia... tema para outro post... 
Considero o Hambúrger um prato seco, por isso sempre a necessidade da maionese, catchup e mostarda, sendo assim optei por um vinho que tivesse uma acidez moderada e uma ponta doce no sabor, escolhi o Alamos Malbec, no caso o 2011. 
Este vinho é um mainstream! Cor rubí violácea, aromas de frutas negras que passam por espciarias, pimenta, ervas, e com o tempo na taça desenvolvem frutas secas, tâmara. Na boca apresenta corpo médio, taninos volumosos e retrogosto frutado e suavemente doce. 
Nas duas versões que preparei foi muito bem com a alternativa como o queijo gorgonzola, que deixou o prato ainda mais seco, porém mais salgado, foi aí que a ponta doce do vinho fez a diferença! Equilibrou o vinho e as frutas negras verdadeiramente explodiram ao palato e valorizaram o sabor e tempero da carne! Bom notar também que houve um bom acerto dos taninos com a untuosidade do gorgonzola. 
Porém com a versão com muzzarella não foi um desatre, mas também no foi um êxito! O queijo e o Hambúrger passaram suavemente por cima do vinho, talvez uma safra mais antiga ou um Malbec mais manso resultassem numa bela harmonização! 
Forte Abraço!

3 comentários:

  1. Legal Cristiano! A brincadeira foi interessante... Quero ver o post do hambúrguer de gorgonzola!

    Saúde!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. No pão integral, deve ter ficado interessante! Parabens pelo post e pelo tema! Abraço, Alessandra

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!