quinta-feira, 1 de maio de 2014

Humberto Canale Old Vineyard Riesling 2012 #CBE


Hoje é dia primeiro, e dia primeiro é dia da Confraria Brasileira de Enoblogs (CBE), como o amigo já sabe, um confrade escolhe um tema e os demais escrevem sobre ele, os temas são dirigidos sempre a degustação de vinhos. 
Os vinhos degustados ao longo do mês, são postados no dia primeiro do mês subsequente. Essa "brincadeira" está completando 08 anos em agosto!!! E a cada dia que passa mais winebloggers participam e querem participar! 
Posto isso, vamos falar do tema do mês de abril: Riesling! Escolhido pela brilhante Evelyn Fligeri do excelente Taças e Rolhas. Eu sempre fico feliz quando a escolha do tema foge dos tintos, é oportunidade sempre de expandir horizontes, o enófilo é ávido por novas experiências! 
Eu decidi me arriscar com um Riesling argentino, mais precisamente da Patagônia. Um escolha diferente, já que Riesling associamos a Vinicultura Alemã, referência absoluta nesta casta, é no Mosel e em Rheigau que, sem dúvida, se produzem os melhores Rieslings do Mundo. 
Mas eu queria experimentar esse vinho há algum tempo, ele sempre flertava comigo nas prateleiras da Rosso Bianco, loja de vinhos aqui de Jundiaí pertencente ao bom amigo Tiago Ribeiro. 
Adoro os vinhos da Patagônia e a Humberto Canale em especial, vinícola centenária que já está na quarta geração e faz muita coisa boa!!! Esse Riesling é produzido a partir de vinhedos que foram plantados em 1937, mais um bom chamariz!
Então o trouxe para casa, gelei o danado e preparei um risoto de peru com maçãs para o jantar. Na taça cor amarelo palha com reflexo verdeal ainda presente, os aromas eram de ordem primária, remetiam a maçã, laranja e peras frescas. Nada dos nuances minerais, característicos da casta. Na boca médio corpo, boa acidez, ponta doce e nenhum sinal de álcool ou amargor. Retrogosto confirmou as frutas. 
Um vinho gostoso, mas que não é um Riesling característico, faltou mineralidade e acidez, portanto uma experiência diferente. Se vale ser provada? Com certeza! Acho que sempre vale. Se vale ser repetida, tenho minhas dúvidas... 
Forte Abraço!

2 comentários:

Algum comentário? Fique a vontade!