quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Então é Natal...

Um Feliz Natal a todos!!!

Ontem dia 24 aconteceu a esperada ceia!!! Um verdadeiro evento gastronômico aqui na minha família... tinha bacalhau, penne a carbonara, Perú (é lógico e indispensável), salpicão, risoto de pêra com gorgonzola, fora as sobremesas... frutas, mousse de damasco, sorvete de creme caseiro com calda de chocolate... tudo muito bom e delicioso!

Como eu gosto de vinhos, a micelânia enogastronômica estava armada!!! Um Cava Espanhol Don Román Brut para iniciar as atividades, 11,5% de álcool, equilibrado, porém de acidez marcante e muito aromático, que bouquet! Não tomei anotações, só sei do álcool porque tem uma outra garrafa fechada e estou olhando para ela, a propósito as uvas são: Macabeo, Xarello e Parellada.

Ainda tivemos uma opção de Gewurztraminer da Alsácia, era um 2005, Domaine Paul Blanck, de cor amarelo palha com reflexo dourado, o vinho é aromático, mel e flores, na boca a untuosidade do mel se confirma junto com as frutas brancas e o pêssego. Todo conjunto é harmonioso! Um belo vinho! O melhor da noite natalina...

Com o bacalhau optamos por um Chardonnay chileno, mas a madeira excessiva no corpo do vinho me desapontou. Era um Casas del Bosque Chardonnay 2006, são 06 meses de estágio em carvalho francês de primeiro uso. O vinho com o corpo sobressaltando na boca, um vinho intenso, forte. Mas não deu muito certo com o bacalhau. Não gostei.

Sempre tento com bacalhau beber um Chardonnay com estágio em madeira, mas acho que não estou sendo feliz com essa combinação, vou voltar aos tintos do Alentejo para este prato. Por outro lado meu pai gostou muito desta combinação. Achou o vinho "esplêndido".

Servimos um tinto, leve é claro, optamos pelo Trincadeira 2006 da Adega de Pegões, que você já conhece de um outro post, é só clicar e relembrar.

E hoje a comilança continua... é dia de churrasco! Acho que um malbec argentino para desentoxicar... risos

Mais uma vez: Feliz Natal!!!

Forte Abraço

2 comentários:

  1. Que farra hein?

    Feliz Natal meus amigos!

    um abraço!!
    Ale e Van

    ResponderExcluir
  2. Caro Cristiano,
    Que vinhos gostosos bebeu no Natal!!!!
    O Gewuz do Paul Blanck é um vinho bewm gostoso mesmo. Já tomei algumas vezes e dá um show. É bem aromático.
    No Natal não bebi nada, mas o ano-novo promete.
    Brindes
    Leonardo
    Viva o Vinho!
    vivaovinho.blogspot.com

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!