quinta-feira, 11 de junho de 2009

Alentejo: Degustação na Brancotinto

Era uma noite fria de segunda-feira nada melhor que um vinho para aquecer o coração e o corpo. Estava lá eu para mais uma graciosa degustação de vinhos portugueses, a região que passearíamos era o Alentejo, noite tranquila e prazerosa...
O convite para a degustação venho da Josi e do Marcelo da Brancotinto, espaço amplo, fino e agradável, onde você de Indaiatuba pode comprar bons vinhos de diversos importadores. A Degustação trazía 05 vinhos, apenas um branco, mas o mais legal é que os produtores estavam lá! José Castello Branco, proprietário da Sociedade Agrícola do Guadiana, produtor dos conhecidos Herdade Paço do Conde e Henrique Cachão, sócio da Cachamoa - Cia de Vinhos e Azeites e também sócio da importadora Lusitana de Vinhos e Azeites. Dois senhores extremamente educados, gentís e simpáticos, além d seree obviamente apaixonados por vinhos como nós.
Podería falar dos cinco vinhos, mas dessa vez vou fazer um post mais curto e vou falar de dois apenas, porque de um eu já falei, o interessante Herdade Paço do Conde Reserva, é só clicar e relembrar. Mas gostaría de afirmar que todos os vinhos eram interessantes e prazerosos, como devem ser.
Começo então pelo branco, o primeiro vinho da noite, extremamente delicado, o Herdade Paço do Conde Branco 2007, chama a atenção pelo aroma floral e de frutas brancas, com sutíl e agradável toque mineral. Acidez razoável e leveza de corpo bem integrados ao 12% de álcool. É um corte de Antão Vaz e Arinto. Recomendo com entradas muito leves como saladas com palmito.
Partimos para outros tintos, mas o que mais me agradou foi o Barão do Sul Garrafeira 2002, vinho das Terras do Sado, o único que não era do Alentejo, eu particularmente tenho um caso de amor com essa região portuguesa.
Este tinto passa 18 meses por carvalho francês e fica mais 18 meses na adega em garrafa antes de ser comercializado. É um corte de Cabernet Sauvignon, Merlot, Syrah e Castelão. Boa potência e equilíbrio resultando em elegância! Boa carga tânica de boa qualidade e casou bem com o Bacalhau que foi servido ao final da degustação. Me agradou muito.
A Josi e Marcelo meus sinceros agradecimentos e espero por outros convites.
Gostaría de convidar você, meu leitor, a conhecer o outro projeto deles com muitas entrevistas e bom conteúdo, o Brancotinto TV é um portal digital para quem ama o néctar de Baco.
Forte Abraço!

Na foto: Henrique Cachão, Josi Pieri e José Castello Branco

Um comentário:

  1. Mon ami, esse garrafeira é mesmo estupendo, uma das melhres relações Qualidade x Preço x Satisfação que conheço e estou por arrematar algumas garrafas de uma loja aqui perto por, acredite, meros R$59,00!
    forte braço
    João Filipe

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!