Tinto, 100% Primitivo
País: Itália
Feudi di San Gregorio
Preço: De R$ 60 a R$ 100
No calcanhar da Bota (Itália) fica a região de Puglia, região influenciada pelo Adriático, região onde encontramos a Manuduria e seus primitivos. Vinhos de muito corpo, carga tânica elevada e longa guarda.
Temos aqui o exemplar da Feudi di San Gregorio, excelente produtor. Na taça apresentou cor rubí, ainda com reflexo violáceo e halo aquoso inexistente. Pocuas e espessas lágrimas correram pelas paredes da taça.
Os aromas apresentaram média intensidade e complexidade. O ponto alto foram as frutas negras bem maduras, lembrando geléia e o desenvilvimento dos chamados aromas secundários e terciários de couro, pimenta e café torrado.
Na boca um vinho potente mas com uma característica mais elegante. Bom equilíbrio entre álcool e acidez, o que amacia bem a boca e torna o vinho bem gastronômico. Como era de se esperar, encorpado e com boa carga tânica, grande e fina. O retro olfato trouxe o balsâmico.
Um bom vinho que acompanharía perfeitamente uma boa carne vermelha. Acho que uma picanha de forno faría uma harmonização inesquecível.
Sou fã dos primitivos... e acho que não devem nada para os badalados vinhos do norte da Itália.
Forte Abraço!
quarta-feira, 17 de junho de 2009
Primitivo di Manduria - Ognissole 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Algum comentário? Fique a vontade!