segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Casa Valduga Premium Cabernet Franc 2005

Tinto, Cabernet Franc

País: Brasil

Casa Valduga

Preço: R$ 33

Ando meio ausente com a Confraria Brasileira de Enoblogs, não que eu não tenha bebido os vinhos indicados apenas não os postei aqui no blog... espero remediar este erro nesta semana colocando a casa em ordem e postando todos os vinhos.

Vamos começar pela mais recente indicação que vem do Vinho para Todos, um rótulo nacional da safra de 2005 e de um produtor renomado, o Casa Valduga Premium Cabernet Franc!

Bebí com os amigos Alexandre e Jean numa noite muito agradável que jantamos juntos. Este vinho encaixou bem com a massa, apesar de não termos comentado à mesa. Ainda como informação não decantamos a garrafa mas abrimos aproximadamente uma hora antes da refeição. Decantálo é uma boa idéia.

O vinho apresenta cor rubí intensa com leve reflexo violáceo e muito chorão. Os aromas eram de boa intensidade e boa complexidade. Começou chamando atenção pelos aromas terrosos e algo animal. Com o tempo identifiquei uma ameixa madura bem gostosa, aromas herbáceos, especiarias, defumado, tabaco e evolução para café.

Um bom ataque enchendo a boca. Boa presença de madeiraa inda. Corpo médio para alto, boa estrutura, sem sinais de amargor, álcool correto, boa acidez, taninos vivos e boa persistênicia. Um estilo gastronômico que me agrada bastante.

Mas tenho a impressão que esse vinho pode melhorar com a guarda. Os taninos devem evoluir e "aveludar" e a madeira pode se integrar melhor a fruta.

Fico imaginando este nacional acompanhando a Maminha na Canela que minha esposa faz. Enfim um vinho para pratos com bom volume de sabor como carnes e massas e para receber os amigos, o que é mais importante.

Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Além de me dar vontade de beber, agora seu blog tá me dando fome também hahaha.

    Cris, voce já ouviu falar de http://www.dansdata.com/wineclip.htm ? Eu fiz uma degustacao e fiquei impressionado em ver que havia diferenca, embora meus conhecimentos teoricos digam que nao...

    ResponderExcluir
  2. Pedro,

    Nunca usei, mas quem usou me disse que não funciona...

    Mas deve valer a experiência.

    Cris

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!