domingo, 25 de abril de 2010

Almoço de Domingo: Risoto de Alho Poró com Bacon e um Vinho Uruguaio


O Almoço de Domingo retorna com um maravilhoso risoto que fiz para minha esposa num dia desses que passou. Eu admito, sou fã de alho poró! De bacon então... não dá nem para falar, escrever ou pensar...
Enfim fiz um caldo com as folhas do alho poró, reforçado por um caldo de legumes. Refoguei em panela cebola roxa, alho e bacon picados, assim que douraram foi a vez do arroz arbóreo e do alho poró picado, misture bem e acrescente vinho branco (meia taça). Bom depois que secar comece a despejar o caldo e mexer com alguma constância até ficar pronto, leva uns 20 minutos, fácil não? Depois de pronto acrescente salsinha e tomate picados, um pouco de manteiga e queijo parmesão, novamente misture bem e sirva!!!
Numa frigideira fiz bifes de lombo para acompanhar e escolhí um vinho uruguaio da Pisano, um corte da emblemática Tannat com o corte para lá de tradicional de Syrah com Viognier, chegamos então a um vinho de Tannat, Syrah e Viognier, surpreendente e que vai ter um post só para ele, no próximo dia primeiro... acompanhe!!!
Pelo prato recebí os elogios e o sorriso da Val, preciso de mais??? Esse prato sai por uns R$ 12 por pessoa o que melhora ainda mais nossa vida...
Forte Abraço!

3 comentários:

  1. Hummm, parece ter ficado uma delícia, gostei da praticidade e da harmonia dos ingredientes.

    Forte abraço Cristiano.

    ResponderExcluir
  2. Cristiano,

    Experimente reservar uma porção do alho poró (1/3 - ou mais) e acrescente faltando uns 7 minutos para concluir a cocção do arroz. O resultado final será mais aromático e "crocante".

    Abs.,
    Marcus
    azpilicueta96.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Marcus,

    Obrigado pela dica! Vou experimentar...

    Forte Abraço!!!

    Cristiano

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!