segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Nederburg Noble Late Harvest 2007

 
Sobremesa, Chenin Blanc, Riesling, Moscatel
País: África do Sul
Nederburg
Preço: R$51
Era sexta-feira e depois de uma "novela" iría rolar o prometido filet a parmegianna do Emerson, autor do blog Toomate e um bom amigo. Eu me sentía insaciável para aquela noite... sabía que o amigo nos esperava com um espumante e levava comigo o excelente Chianti Riserva 2005 da Cantina Da Vinci, assunto para outro post...
Este late harvest estava há quase 02 anos na minha adega... e cada dia que passava eu ficava um pouco mais curioso em relação ao caldo, afinal a base dele é Chenin Blanc (70%)... no último momento peguei ele e levei... ninguém tinha sequer falado em vinho de sobremesa... Sería apenas o segundo vinho de sobremesa de origem sulafricana que experimentaría...
Após um pequeno atraso, chegamos! Os amigos, os sorrisos e os abraços... todos distribuídos prazerosamente... uma bela noite nos esperava... Espumante aberto, descontração e um jantar que começou com pão italiano e uma pasta de berinjela, obra da Vanessa que ainda nos ofereceu umas fatias de tomate e queijo com farinha de pão, olha não sei explicar, não sei se tem nome, só sei escrever que era bom... e ainda tinha um pesto de pistache e manjericão para acompanhar... brincadeira!!!
Enfim chegou o prometido: Filet a Parmegianna com Chianti, acabou o Chianti fomos para um Esporão Reserva 2006, belíssimo vinho que o Alexandre nos ofereceu. Ah! O meu filet foi duplo devidamente acompanhado de Taglarini feito pelo dono da casa, é... ele fez a massa... outro nível.
Já estávamos esbaldados e com nosso late harvest pronto para ser abatido. Na taça apresentou cor âmbar clara ainda com reflexos dourados, poucas lágrimas na taça, só 11% de álcool. Os aromas remeteram a mel, própolis, damasco e frutas secas.
Este néctar encheu a boca com um volume de sabor marcante. Escorregava rápido, doce, bem doce. Sabores suaves, lembrança cítrica misturada ao mel. Excelente acidez para sustentar a doçura. Belo vinho e em ótimo momento de consumo. Talvez pudesse ter um pouco mais de álcool mas é questão de gosto... e cada um tem o seu.
Enfim eu estava saciado...
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Grande Cris, foi show esse vinho, aliás tudo foi muito bom! Isso sem falar dos brigadeiros da Vanessa.

    ResponderExcluir
  2. Emerson,

    os brigadeiros da Vanessa são algo a parte, simplesmente fantásticos!

    Agora estamos na expectativa da Paella Vanessianna... risos

    E eu tenho uma nova sugestão... Filet Mignon ao Moloho de Tomates Secos e Pinhão, topas?

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!