sábado, 10 de setembro de 2011

Bonacchi Chianti Gentilesco DOCG 2009

Eu adoro Chiantis! Adoro o frutado do vinho e acidez pujante! Chianti pede comida, pede aquela massa com molho de tomate fresco, bem italiano... Tudo culpa do meu pai... que sempre gostou desses vinhos italianos da toscana e sempre teve uma garrafa aberta sobre a mesa... 
A região de Chianti tem uma linda e rica história, bem ao estilo italiano, com idas e vindas que valeria um extenso post... um dia eu faço... Mas é legal saber alguns detalhes... 
O Chianti é subdividido em várias sub-regiões, sendo a mais importante a Chianti Classico, que não é garantia de qualidade, mas as minhas melhores experiências vem dessa denominação. 
No Chiant Classico até 2006 era permitido a adição de uvas brancas no corte do vinho, Trebianno ou Malvasia, no início do século era permitido 30%, em 1984 reduziram para 06% e agora não pode mais, sendo que no corte é obrigatório 80% de Sangiovese. São permitidas outras uvas nativas no corte, como a Canaiolo, mas também são permitidas uvas francesas, prática comum atualmente. 
Nosso vinho de hoje não é um Chianti Classico, mas é um belo Chianti! Corte de Sangiovese(85%) e Canaiolo. Saboroso, cheio de fruta, macio com taninos sedosos. Gastronômico, foi muito bem com uma pizza de presunto parma. 
Forte Abraço!

2 comentários:

Algum comentário? Fique a vontade!