quinta-feira, 21 de março de 2013

Montando a Adega 2013, Um Espumante Nacional Estrelado!


Tive o prazer de conhecer o amigo Tiago Bulla ano passado, autor do Universo dos Vinhos, numa viagem que fiz a Serra Gaúcha. Ele aceitou o convite para participar do Montando a Adega sem pestanejar e mandou bem indicando um espumante nacional: 
"Estimados amigos, é com muita satisfação que hoje escrevo um post no respeitado blog de meu amigo Cristiano Orlandi. A idéia é atender a uma causa nobre: publicar uma sugestão de um vinho no seu já conhecido guia “Montando a Adega”. O tema escolhido  deste ano foi “Que vinho você abriria para um amigo que ficou algum tempo sem beber e por que?” 
É curioso eu estar escrevendo este post já que este ano, em função de alguns probleminhas de saúde, eu acabei ficando forçosamente algumas boas e longas semanas sem beber nenhum vinho. E depois deste longo período achei que eu era merecedor  daquela que considero a mais perfeita das bebidas – o espumante. Afinal, quem me conhece sabe que minha sugestão não poderia ser outra, não é mesmo? 
Pois bem, este é um dos espumantes mais bem comentados da jovem produtora Estrelas do Brasil, um vitorioso projeto dos enólogos Irineo Dall’Agnol e Alejandro Cardozo focado na produção de espumantes de alta qualidade e com longo tempo de maturação e guarda (alguns superior a 6 anos). Este rótulo especialmente é um rose (bem ao meu estilo), 100% Pinot Noir da safra 2009,  elaborado pelo Método Tradicional com o uso de leveduras encapsuladas ficando em contato por 24 meses em maturação. Vamos ao líquido! 
Em taça, uma bonita cor salmão claro alaranjado, com perlage muito fino, intenso e barulhento. Aromas com muita complexidade, denotando notas cítricas de pitanga e tangerina, além dos aromas da fermantação como pão e notas amanteigadas.Em boca é um espumante harmônico e muito agradável. Excelente cremosidade aliada a um elegante frescor confirmando a percepção cítrica e acidez do nariz. Final bastante seco, com boa duração em boca remetendo à lembrança do mousse. Sem defeitos. 
Creio que é um belo espumante para o tema proposto pelo “Montando a Adega”: para quem ficou muito tempo sem beber, não vai decepcionar (com toda a certeza). É elegante, agradável e com bom potencial gastronômico. Um Brut de mão cheia e repleto de predicados positivos. E convenhamos: um espumante sempre é uma ótima opção não é mesmo? J 
Em tempo: o preço também é bastante convidativo. A caixa com 6 unidades custa 210 reais no site da vinícola. Em Porto Alegre é possível encontrar o espumante por 40 reais nas lojas do ramo. Relação custo-benefício acima da média, com certeza. 
Saúde a todos!" 
Depois disso... Forte Abraço!!!

3 comentários:

  1. Isto e porque voce nao conhece o Adolfo Lona Brut Rose.
    Att,
    Ricardo Santana

    ResponderExcluir
  2. Ricardo,

    Conheço sim, e o Tiago também, são todos espumantes excepcionais!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Grande Cristiano
    Agradeço pela publicação do post. É uma honra escrever para seu blog. Espero que tenhas gostado da postagem.

    Estimado amigo Ricardo
    Com certeza conheço sim o Brut Rosé do Adolfo (sou fã dele, por sinal). Um belíssimo espumante. Muito embora há de se dizer que os dois são de estilos bem diferentes. Recomendo provares o Estrelas, até para compararar

    Forte abraço e saúde!

    Tiago Bulla
    universodosvinhos.com

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!