segunda-feira, 1 de março de 2010

Coronas Tempranillo 2004

Tinto, Tempranillo
País: Espanha
Miguel Torres
Preço: R$ 55
Este não é o vinho do mês da Confraria Brasileira de Enoblogs, o vinho sugerido pelo Marcus foi o Salamandra 2006. Porém dentro da nova proposta da Confraria, caso não encontremos o vinho sugerido podemos beber um da mesma uva e mesmo país... ainda sim eu fugí um pouco do preço objetivo... R$ 40...
Mas é que este Tempranillo da Catalunya estava implorando na minha adega e não resistí... E acho que o abrí em bom momento. Com 05 anos e meio de idade ele demonstrou maturidade, porém com um estilo mais comercial, lembrando um vinho do Novo Mundo.
Na taça apresentou cor rubí intensa e sem reflexos, mas o halo aquoso já é aparente dando sinais de sua idade. Lágrimas finas e ligeiras correram por toda a taça, porém o álcool não incomodou.
Os aromas remeteram a frutas negras bem maduras, como ameixa. Evoluíram e passaram por chocolate e um instigante balsâmico em dado momento.
Na boca o ataque foi macio e equilibrado. Com boa acidez, taninos maduros, corpo médio e razoável persistência,  este vinho se mostrou um bom companheiro para pratos em geral. Apreciei com uma carne na cerveja preta, mas podería ser com massas ou risotos. Uma excelente opção para um jantar descompromissado com os amigos.
Acredito que só encontremos disponível no mercado a safra 2006.
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Olá eu curto muito a Tempranillo e estou com um Torres Coronas 2003 ainda não abri mas sua avaliação meu deu curiosidade de abri-lo. Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Cristiano,

    Obrigado pela visita!

    Quando abrir esse da safra 2003 volte aqui para nos contar o que achou do vinho...

    Forte abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!