sexta-feira, 5 de março de 2010

Mouchão 1979, Irreparável!!!

O tal do Diego é um cara surpreendente. Primeiro era só um Sommelier de um excepcional restaurante. Com sua maneira, digamos, nada européia de atender o cliente, participando ativamente da escolha do vinho, demonstrou seu carisma e capacidade.
Passou tudo isso e o cara tem se tornado uma amigo do vinho, um cara que apesar do conhecimento e da capacidade não subestima ninguém que goste de vinho e acredita que sempre pode aprender mesmo com amadores como eu.
Esse respeito e carinho ele demonstrou na última quarta-feira de cinzas. Com uma semana de férias convidou a mim e ao Alexandre para bebermos o tal vinho da "Reserva do Sommelier"... Eu não podería nem pensar em recusar, vai saber o que sería isso???
Ainda bem que fui... 10 minutos atrasado cheguei e encontrei os amigos conversando, mais alguns minutos e o mistério estava desfeito! Um grande vinho português à mesa! Um Mouchão! Um Mouchão 1979... ainda enrolado em filme plástico afim de retardar as marcas do tempo, que mesmo assim faziam-se notar.
Aí começa um momento mágico, na verdade emocionante... um momento onde o sommelier torna público que nada mais é que o amante do vinho, e como todos nós queremos dividir nossas melhores garrafas com outros que possam apreciar.
É tudo perfeito... a rolha toda tomada pelo vinho se esfarela suavemente na abertura, a borra se fal ver nas paredes da garrafa. Na taça o vinho desperta, antes de mais nada, curiosidade! Satisfeita ao primeiro gole! Com 30 anos e alguns meses de idade o Mouchão esrava vivo!!! Como pude recear???
Jovial em sua cor rubí translúcida, maduro em seus potentes aromas e irreparável em seu sabor. Vivo e com intensidade! Não cabe descrição técnica pois é um daqueles vinhos que emocionam... como diría mestre Chico...
Não há palavras para descrever as sensações acho que a melhor ilustração do prazer que sentimos em beber este vinho foi a velocidade com que bebemos de tão fantástico que ele estava.
Enfum o respeito do Diego por nós se mostrou na oportunidade que nos proporcionou e ele pode ter certeza que se for possível sempre iremos retribuir. Ao amigo mais uma vez obrigado!
Forte Abraço!

4 comentários:

  1. Cristiano, já leu "O vinho mais caro do mundo" ? Depois dessa, leia pra ter uma idéia do mundo ao qual não devemos querer pertencer... Abraço e saúdo sua experiência de verter um vinho verdadeiramente "adulto" na taça. SALUT. Elmo

    ResponderExcluir
  2. Gde Elmo,

    Sim! Já lí! É realmente algo fora de qualquer parâmetro...

    Aliás vc reparou no título em inglês??? A tradução correta sería "O Vinagre mais caro da história e o mistério no mundo dos bilionários"...

    Acho que é mais ilustrativo, concorda?

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristiano. Agradeço aos rasgados elogios, depois eu mando aqueles R$ 100,00 que combinamos! Mas como vc disse, sou, antes de mais nada um apreciador e amante dos vinhos. Sommelier é apenas a profissão que escolhi exercer dentro deste cenário. Tenho certeza que momentos como este se repetirão, pois o verdadeiro valor dos grandes vinhos está em compartilhá-lo com aqueles que saberão apreciar o que ele tem a oferecer.
    Grande Abraço
    Diego Arrebola

    ResponderExcluir
  4. Diego,

    Eu é que agradeço! E não esquece de mandar a conta... risos

    Cristiano

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!