quarta-feira, 18 de junho de 2014

Casa Lapostolle Cabernet Sauvignon 2007

foto: www.vinhoparatodos.com 
A Casa Lapostolle é uma das vinícolas de excelência no Chile, são 370 hectares plantados em três vinhedos, destaque para Apalta, referência na produção de Carmenère. Tem no seu portfólio de produtos vinhos como o Clos Apalta e o Borobo, vinhos premiadíssimos por todo o mundo. Por toda essa qualidade a vinícola distribuí seus vinhos em mais de 60 países! 
Quis fazer um post sobre este vinho 'menor' que costuma frequentar a minha taça, ele foi o acompanhamento de uma deliciosa costelinha de porco que fiz com o amigo Gil Mesquita do blog Vinho para Todos em maio. 
O Casa Lapostolle Cabernet Sauvignon 2007 não é um varietal como o nome sugere, é um blend! Em todas as safras ele é composto por 85% de Cabernet Sauvignon e por isso pode levar apenas a Cabernet no rótulo, já que pelas leis chilenas, um Varietal é composto no mínimo de 85% da variedade dominante. Essa é uma prática comum no mundo do vinho, muitos países adotam esse tipo de regras, no Brasil, salve engano, um vinho pode ser varieltal com 70% da variedade dominante. 
Mas retornemos ao vinho, normalmente a Lapostolle 'complementa' este vinho com Carmenère (15%), a safra 2007 foi uma exceção pois contou com 8% de Syrah, 2% de Cabernet Franc e somente 5% de Carmanère. E pra mim esse detalhe do varietal faz muita diferença quando bem trabalhado, como neste vinho. Todo varietal expõe as virtudes da cepa e do terroir, mas também suas deficiências... trabalhando bem, dentro da regra permitida, é possível levar o vinho a um nível melhor, mais agradável a nós consumidores! 
Este vinho confirmou a qualidade da safra 2007 no Chile e também a qualidade da vinícola. Estava elegante, equilibrado e macio. Aromas intensos denotando frutas negras maduras, menta e canela. A madeira bem integrada, boa acidez, taninos finos e boa persistência. 
Você encontra os vinhos da Lapostolle na Mistral
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Cris,

    realmente um ótimo vinho, elegante e macio.

    valeu a pena guardá-lo!

    formou um belo par com a costelinha suína.

    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gde VPT,

      Tenho outros guardados por aqui, esperando os amigos.

      Abs

      Excluir

Algum comentário? Fique a vontade!