quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Primitivo di Manduria Sessantani 2004, o Egoísta!


Como eu gosto dos primitivos, são vinhos de personalidade que trazem um pouquinho da Itália com eles. São diferentes e únicos, enfim, são uma experiência a parte! Como diría meu amigo Marcelo di Morais: "Outro esporte!".
A primitivo é uma uva do sul da itália, cultivada há séculos no 'calcanhar'da Bota, a Puglia. Faz vinhos com muita cor, taninos e doçura.
A Farnese produtora deste vinho aqui, sob o meu ponto de vista, conseguiu obter o máximo de expressão desta uva. O Sessentani é um vinho oriundo de parreiras com 60 anos o mais de idade, tem coloração rubí intensa, quase opaca. Lágrimas abundantes. Os aromas remetem a geléia de frutas, carvalho, chocolate e nuances animais e terrosos.
Na boca o ataque é estupendo! De excelente corpo, grande acidez e volumosos taninos maduros, o Sessantani tem potência e equilíbrio. Deixa a boca suavemente doce e possuí um largo final.
O que mais impressiona em toda essa presença é como ele literalmente 'passa por cima' de tudo que você comeu ou bebeu até ali... parece que este vinho não quer dividir o seu palato com mais nada, um verdadeiro egoísta!
Forte Abraço!

5 comentários:

  1. Cristiano, este vinho é simplesmente fantástico! Nao provei da safra 2004, mas a 2005 e 2006 (da qual tenho duas garrafas na minha adega). Já falei dele aqui, de uma olhada se puder! http://mondovinho.blogspot.com/2010/11/o-vinho-sensacao.html
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Mario,

    Muito legal o post! É realmente um belo vinho...

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cristiano esse vinho é fantástico, daqueles que dado de presente surpreende sempre. Foge totalmente do clássico C.Sauvignon e vem em uma garrafa bem imponente. Sem falar nos aromas e sabores, um vinho para conquistar.

    Abraço,

    Eugênio Oliveira

    ResponderExcluir
  4. Olá Cristiano
    Experimente o Dunico Primitivo di Manduria, importado pela Decanter. Tem um estilo mais seco e mais elegante.
    Abraço
    Diego Arrebola

    ResponderExcluir
  5. Diego,

    dica anotada!

    Depoi eu conto aqui...

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!