quinta-feira, 20 de junho de 2013

As Principais Uvas do Mundo: Sauvignon Blanc

A Sauvignon Blanc é uma uva muito peculiar, produz vinhos de caráter rústico, as vezes áspero, mas deliciosamente refrescantes. Vinhos que alcançam o apogeu logo nos primeiros meses de vida, devem ser consumidos jovens portanto. 
Nativa do Loire, esta uva se adapta muito bem a climas frios, nos quentes produz vinhos pesados e sem expressão. Não é muito amiga das barricas de carvalho, mas em alguns casos raros surpreende. 
É famosa em Bordeaux onde encontrou sua grande parceira a Sémillon. Mas existem outros lugares no mundo capazes de produzir obras primas com a Sauvingon Blanc. Lugares frios é claro... 
O principal terroir fora da França é Marlborough na Nova Zelândia, onde normalmente produz vinhos varietais, de caráter frutado, com aromas de frutas tropicais, ervas e aspargos. Apesar de sempre se recomendar o consumo da Sauvignon Blanc até o segundo ano de vida, na Nova Zelândia pode até se aguardar um pouco mais, tamanha a qualidade por lá! 
África do Sul e as regiões frias e litorâneas do Chile são suas outras casas favoritas! Para nós, brasileiros, os Sauvignons Blanc chilenos inundam o mercado e tem preços acessíveis e qualidade, sempre uma boa pedida para os dias de calor! 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!