segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bacalhau à Minhota & Chardonnay Argentino!


Quem não gosta de Bacalhau? E Blog de vinho sempre fala de Bacalhau, não é? Bacalhau é um dos temas preferidos quando se fala sobre harmonização. 
Mas eu estava de férias, naquela vida boa e fui para a cozinha, reproduzir uma receita que minha mãe me ensinou na última Páscoa, o Bacalhau à Minhota. Fui bem, mas preciso melhorar para chegar no nível da minha mãe, afinal mãe é mãe, né!? 
Esse Bacalhau não é demorado de fazer e logo já estava na adega escolhendo o vinho, mas foi aí que percebi o meu erro, um Bacalhau ao estilo do Minho tem que ser com Vinho Verde e eu não tinha nenhum na adega. 
Decidi permanecer nos brancos e escolhi um chardonnay argentino, com pouco estágio em madeira, procurando preservar uma escolha pela acidez, fui de Tamari Chardonnay 2012. 
Este é um vinho de cor amarelo palha pálida, com suave reflexo esverdeado. Aromas  tímidos denotando frutas brancas e cítricas e uma intrigante banana, talvez oriunda dos 03 meses de estágio em barricas de segundo uso. Na boca é um vinho de corpo médio, acidez moderada e sabor confirmando as frutas brancas e delicadamente doce. 
O Bacalhau à Minhota leva páprica em sua receita. Eu utilizei a picante e ela é um componente fundamental no sabor do prato portanto muito importante quando pensamos em harmonização! 
O Bacalhau e o vinho jogaram bem, não foi aquele entrosamento, mas ambos cresceram. A ponta doce do vinho teve no ponta salgada do Bacalhau sua contraparte, fazendo que sentíssemos mais a fruta cítrica do vinho. Porém para a picancia do peixe  faltou acidez para acompanhar, nenhum desastre, mas poderia ser melhor. 
Enfim o Tamarí Chardonnay é um bom vinho e é barato, gira os R$ 25. mas irá melhor com pratos de sabor menos acentuado! 
Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Deu fome o post... comi um bacalhau com crocante de alho poró este fim-de-semana e harmonizei com espumante rose. Tava otimo! Depois coloco no blog!
    Abs, Alessandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra,

      sou fã de alho-poró!!!

      coloca esse post logo...

      Abs

      Excluir

Algum comentário? Fique a vontade!