sexta-feira, 19 de junho de 2009

Valpolicella Classico Campo del Biotto 2007

Tinto, 70% Corvina, 20% Rondinella, 5% Molinara, 5% Castas Antigas
País: Itália
Castellani Michele & Figli
Preço: De R$ 30 a R$ 60
Continuamos passeando pela Itália e chegamos a maravilhosa região do Vêneto, especial para esse blogueiro, pois remete a seus antepassados. Minha família tem origem lá. O Vêneto é a região dos famosos e disputados Amarones...
Mas estamos falando do Vêneto que corre pelo Rio Pó até a fronteira da Áustria com solo de aluvião e muitos Prossecos... Mas lá está o Valpolicella, o "Vale das muitas Adegas", onde encontramos esse interessante corte de uvas italianas. Com base na Corvina, os Valpolocellas são vinhos de corpo médio para leve, gastronômicos e para consumo imediato. No nosso Brasil encontramos diversos deles pelas prateleiras dos supermercados.
O nosso exemplar é um vinho de intensidade de cor baixa, um rubí translúcido e já apresenta refelxos atijolados e halo aquoso perceptível. As lágrimas são de média espessura.
Os aromas remetem afrutas vermelhas frescas e flores. Pano de fundo para um aroma herbáceo, todos de média intensidade.
O ataque na boca é moderado assim como os taninos, em pequena quantidade mas finos. Bem equilibrado, de corpo leve, acidez excelente e final médio. Implora por um bom assado de ave na mesa devidamente acompanhado de uma massa leve.
Uma ótima pedida! Inclusive pode ser um bom vinho para começar a noite de "Queijos e Vinhos" ou acompanhar aquela sopa numa noite fria.
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!