sexta-feira, 17 de julho de 2009

Laurona Monsant 2004

Tinto, 55% Garnacha, 20% Merlot, 15% Syrah, 10% Cabernet Sauvignon

País: Espanha - Monsant

Europin Falset SA

Preço: R$ 139

Confesso que apesar de ser um bom vinho eu esperava mais deste Laurona. Este vinho já chegou a estar na lista dos "100 Melhores so Mundo" da Wine Spectator, mas para mim faltou algo...

A região de Monsant fica na Catalunha e se destaca por ter vinhos mais "internacionais", vinhos densos e intensos. As cepas francesas são cultivadas e "cortadas" com as regionais Garnacha e Cariñena. Tem um pouco de tempranillo também, que possuí outra característica é que existem muitas vinhas de idade considerável nesta região. Além disso Monsant é vizinha da famosa região do Priorato e antigamente chamava-se Tarragona-Falset.

Nosso exemplar tem cor rubí translúcida, sem reflexos. Halo aquoso ainda pequeno e abundantes e espessas lágrimas correram pela taça.

Os aromas eram de média intensidade com destaque para as frutas negras maduras. Encontramos também nuances herbáceos e florais. A evolução com o tempo na taça trouxe couro.

Até aqui estava tudo bem, mas a baixa acidez deste vinho me entristeceu ainda assim não me pareceu um vinho ruim. De corpo opulento, pesado, este vinho "enche" a boca. O retrogosto é frutado, carga tânica madura e um pouco de amargor e álcool sobressaindo.

Clama por pratos com grande volume de sabor e mais untuosos, como uma boa costela ou um macarrão com molho de calabresa.

Não guardaría este vinho por muito tempo, a acidez não permite.

Forte Abraço!

2 comentários:

  1. Tenho uma outra opinião sobre esse vinho, achei sua acidez muito equilibrada. É um dos vinhos que mais gosto.

    Abs,

    ResponderExcluir
  2. Mireille,

    Olá! Que bom você por aqui mais uma vez...

    Talvez eu tenha dado azar com a minha garrafa... tenho que reconhecer que ele venho depois do Viña Ardanza 2000 e a comparação prejudicou nosso Laurona.

    Fazemos assim, experimento outro... risos... e aí eu conto...

    Bjs

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!