segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Degustando por Aí!!! Casa Valduga


Era 26 de dezembro, depois de um Natal repleto de alegria e paz junto dos familiares, alguns que não vía há anos, decidimos ir até o Vale dos Vinhedos, beber um pouco mais de vinho, por que não? Afinal estávamos em Caxias do Sul apenas 42 km nos separavam de Bento Gonçalves...
Seguimos para a Casa Valduga depois das referências que um dos meus tios havía passado, como se precisasse... A viagem foi tranquila e levou aproximadamente 40 minutos saindo do centro de Caxias. Logo na entrada do Vale há um local, uma 'casinha' onde nós turistas podemos obter informações e mapas, é bem organizada e objetiva, contribuindo assim para uma viagem legal e proveitosa.
Cerca de 10 minutos depois estávamos entrando na Casa Valduga, que impressiona pela organização mas também pela preservação de 134 anos de história, notados nas casas e prédios construídos com pedras, rústicos, mas belíssimos!!!
Sala de Degustação
Estávamos aguardando na loja (Enoteca Valduga) o início de nossa visita, tranquilos conversando com os atendentes sobre o magnífico Storia e quando estaría disponível na safra 2006, já que a 2005 ficou na história, quando o sócio Sr João Valduga adentrou o recinto e de forma calorosa nos recebeu. Foi uma ótima experiência conversar com um dos irmãos e proprietários. Deu dicas sobre os vinhos e deixou escapar que talvez no meio do ano a nova safra do Storia comece a ser comercializada.
Eu e João Valduga
A visita, passeio pela Vila Valduga e as caves foi simples, objetivo e enriquecedor. Conduzido com graça e conhecimento pela simpática Cristiane que também conduziu a degustação de 06 rótulos da casa: dois tintos, dois brancos e dois espumantes. Para o passeio investí R$ 20 comprando uma taça de degustação. O vinho que mais valeu a pena foi o Casa Valduga Gran Reserva Chardonnay 2008... E a surpresa foi o Espumante de Moscatel que tem doçura mas não é melado como encontramos com facilidade... Resultado: uma garrafa de cada na mala e mais uma do Villa Lobos 2005...
Nem pestanejamos muito com o pedido da Val e nos dirigimos ao Ristorante Maria Valduga que oferece o melhor da gastronomia da Serra Gaúcha de forma agradável em ambiente requintadol. O restaurante oferece entradas, sopa de Capeletti, polenta brustolada, quatro tipos de carne (Coxa e Sobrecoxa de Frango, Vitelo, Costelinha e Pernil Suínos), oito tipos de massa (Destaque para o tradicional Torteii), dois tipos de sobremesa, mais algumas delícias e uma taça de espumante para brindar! Tudo isso por R$ 35!! No quesito outras bebidas você encontrará apenas as produzidas na casa e água, nada de refrigerantes.
E assim seguimos para Carlos Barbosa visitar a Tramontina... felizes e satisfeitos!
Forte Abraço!!!

5 comentários:

  1. Boa Cris,
    Visitar o Vale dos Vinhedos é uma delícia.
    Em geral, gosto dos vinhos da Valduga, mas não gostei do restaurante quando estive lá. Esse negócio de comida tradicional dos imigrantes muitas vezes é fria.
    Em Curitiba não é diferente. Em Santa Felicidade (como no Vale dos Vinhedos) tem ótimos restaurantes, todavia os que servem o tal "prato típico", na maioria, são roubada.
    Foi exatamente assim que me senti na Valduga, por outro lado pode ser só questão de meu paladar individual.
    O restaurante que me deixou fascinado mesmo foi o da Cordelier, bem na entrada do vale.
    Abraços amigo,
    Leonardo
    vivaovinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Cristiano,
    Realmente a visita à Casa Valduga é algo encantador. Ano passado participei da Vindima e foi muito bom. Sobre o Storia, o ano passado experimentei a nova safra ainda na barrica e gostei !

    abraço,

    Evandro
    ttp://confraria2panas.sosblog.com/

    ResponderExcluir
  3. Leo,

    Da próxima vez eu vou ao restaurante da Cordelier, mas reitero que o da Valduga é fantástico! Vou discordar do amigo!

    Evandro,

    Vc é um privilegiado!!!

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Mandou fazer uma faca com o seu nome lá na loja da Tramontina?

    Abs

    Daniel

    ResponderExcluir
  5. Daniel,

    Que nada... eu só quería café àquela altura dos acontecimentos...

    Mas a Val fez as compras... risos

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!