quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Salmão, Purê de Inhame & Miolo Reserva Chardonnay 2009


Dia desses eu e a Val decidimos fazer salmão no almoço. Já fazia um tempo que nós recebíamos a visita deste famoso peixe. Sempre assamos ele no forno e refogamos um pouco de cogumelos na manteiga e alcaparras... nada mal... hehehe! 
Já tem um tempo também que eu quero fazer purê de inhame... eu sempre fui um curioso, e já experimentei inhame assado, com carnes, sopa, etc, mas purê não. Chegou o momento! O inhame tem um sabor muito suave e é macio, achei que poderia fazer um bom par ao salmão. 
Dito e feito! Pouco mais de 01 hora depois e o prato estava pronto! Os sabores se completaram e tivemos um excelente almoço! Valeu a experiência do purê que com certeza vai aparecer mais vezes aqui em casa... e para acompanhar abri meia garrafa de Miolo Reserva Chardonnay 2009. 
O vinho tem cor amarelo palha com suave reflexo esverdeado. Aromas de frutos cítricos maduros porém discretos. Na boca é harmônico, bom equilíbrio entre corpo e acidez, leve dulçor, porém fugaz. Com o prato não apareceu mas também não atrapalhou. Acho que mais madeira iria melhorar a harmonização... quem sabe na próxima! 
Forte Abraço!

3 comentários:

  1. Grande Cristiano!
    Ficou muito bonito o prato, parabéns!
    Uma dúvida: gostou mais do Chardonnay ou do Pinot Grigio?
    Forte abraço
    Saúde!
    Tiago Bulla

    ResponderExcluir
  2. Tiago,

    Pinot Grigio, mas é gosto pessoal pois tecnicamente os vinhos se equivalem...

    Eu que prefiro os mais leves e frescos.

    Forte abraço!

    ResponderExcluir
  3. Valeu pela dica Cristiano!
    Também prefiro os vinhos mais refrescantes, ainda mais com esse calor...
    Abraço!

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!