terça-feira, 27 de março de 2012

Especial Uruguai: Muito Além da Tannat!


Já fazía tempo que eu e meu bom amigo de taças e garrafas, Alexandre Frias, queríamos visitar o Uruguai e explorar um pouco mais a vitivinicultura de nosso vizinho. Como o Alexandre definiu foi um giro rápido e muito proveitoso! 
Visitamos cinco vinícolas em dois dias, concentradas nas proximidades de Montevideu ou na região de Canelones. Pudemos constatar que são pequenas Bodegas, com áreas plantadas que variam entre 20 e 30 hectares e que trabalham com muito esmero e carinho. 
Falando em números ainda, são cerca de 280 produtores no Uruguai que juntos não produzem anualmente metade do que uma Concha Y Toro (Chile) ou uma Trapiche (Argentina) produzem. 
Por lá o consumo de vinhos de "garrafão" ainda representa 76% do consumo total, com a diferença que no Uruguai, os produtores produzem este vinho com variedades viníferas, como Moscatel de Hamburgo e Ugni Blanc. 
Mas o que nos interessa é o vinho fino e percebemos que os produtores uruguaios conhecem profundamente seu terroir e suas condições climáticas. Dominam a enologia e sabem o que querem produzir, muitos deles são vanguardistas, experimentando novas uvas e novas técnicas.  
Os varietais de Tannat demonstram isso claramente, experimentamos desde vinhos sem passagem por barrica, leves e frutados até vinhos robustos e de complexidade ímpar. Toda essa surpreendente versatilidade da Tannat proporciona aos produtores imprimir suas características ao vinho. Talvez, considerando toda a América do Sul, seja no Uruguai  que possamos experimentar vinhos de autor. 
E tem muito mais vinhos bons por lá, como espumantes frescos e agradáveis, além de brancos feitos a partir de Alvarinho, Chardonnay, Viognier ou Sauvignon Blanc. E as tintas? Tem Petit Verdot, Syrah, Cabernet Franc, Tempranillo... varietais ou em cortes com a grande estrela, a Tannat, mas todos vinhos de qualidade. 
Nos próximos dias contarei mais detalhes dessa viagem e especialmente das visitas as Bodegas, afinal o Uruguai vai muito além da Tannat! 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!