segunda-feira, 7 de maio de 2012

Noite de Gala!!!

Era um sábado como qualquer outro, não tinha nada demais para ser especial, mas um e-mail para lá e outro para cá... e quem tem amigos e bom vinho muda tudo em instantes!!! 
Foi assim... eu e meu amigo Alexandre Frias novamente reunidos a mesa para boa comida e umas garrafinhas... Minha esposa foi para o fogão dessa vez... Caprichou na receita de Mignon com um belo molho a base de vinho (incrementado com creme de leite fresco, suco de laranja, mussarela, etc) e a fantástica farofa de pinhão. 
Logo abrimos o Gala 1 2004, corte de Malbec, Petit Verdot e Tannat, que no auge dos seus 08 anos envelheceu como um bom vinho do novo mundo! Cor rubi escura, aromas de frutos negros em compota como figo e ameixa, passando por cravo, canela e evoluindo para bala toffe, chocolate. 

Na boca ainda apresentou potência, acidez e corpo, bem integrados ao álcool e taninos, que estavam em bom volume, finos e presentes. Boa persistência! Um belo vinho mas um pouco forte para o prato na minha opinião, preferi o segundo como harmonização... 
Aliás o Gala 2 2004 é um autêntico corte bordalês! Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, cor rubi viva, com leve reflexo acastanhado. Aromas de couro, terra molhada, frutas secas, pimenta e terra molhada. 

Mais elegante ainda quando o provamos, com corpo médio, boa acidez, taninos finíssimos e persistência excelente. Como disse casou bem com o prato, arrancando elogios dos presentes! Ambos os vinhos foram decantados. 
Finalizamos a noite com sorvete e um Batasiolo Muscatel Tardio 2003, um vinho agradavelmente e suavemente doce. Leve e fugaz, este vinho pode frustrar alguns, mas tem um encanto ímpar, você deve experimentá-lo se tiver uma oportunidade. 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!