segunda-feira, 30 de julho de 2012

Comemorando com H Stagnari Extra Brut

Trouxe esse espumante na mala, da viagem que fiz ao Uruguai no início do ano. Quando visitei a Bodega H Stagnari fiquei muito curioso com este vinho, é um corte de Chardonnay com Viognier produzido pelo método tradicional. 
Mas aqui tem um detalhe, a proporção é 60% Chard e 40% Viognier, porém a Chardonnay vem de duas safras, 2007 e 2008. Vamos direto ao ponto, o corte é 40% Chard 2008, 20% Chard 2007 e 40% Viognier 2008. Normalmente experimentamos muitos espumantes não safrados, justamente porque misturam safras da mesma uva em seus cortes, o que achei legal foi a transparência do produtor na exposição do corte. 
Enfim, vamos ao vinho, amarelo dourado de perlage fino e intenso, os aromas remetem a frutas cítricas maduras, nuances de fermentação também estão presentes, pão torrado e champignon. Na boca o sabor é fresco e persistente, o mousse que se forma na boca é delicado e agradável, por fim acidez elevada mas sem ser rústica, como algumas Cavas ou espumantes nacionais. Definitivamente um espumante elegante! 
Acompanhou tranquilamente um risoto de brie com damascos numa noite de comemorações, deixando a felicidade que nos contagiava como grande estrela da noite! 
Forte abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!