quarta-feira, 4 de junho de 2014

Lagarde Primeras Viñas 2009, Um Vinhaço!!!


Olha, fazia tempo que eu não bebia um Malbec tão bom, tão equilibrado! E ainda sem perder a tipicidade! A potência, o suave dulçor estavam na taça confirmando a origem! Sem contar o rótulo lindo! 
A Lagarde é uma vinícola centenária! E dos primeiros vinhedos que foram plantados na Bodega, entre 1906 e 1930, vem este vinho, este Malbec, que descansou 14 meses em barricas francesas e mais um ano em garrafa antes de ser comercializado. Um show, um vinhaço realmente! 
Na taça cor característica, rubi com reflexo violáceo, os aromas começaram com frutos negros sobre maduros como ameixa, mirtilo e amora. Os aromas evoluíram para baunilha, cravo, canela, balsâmico e caramelo. Decantei o vinho, ajudou muito com os aromas
Na boca grande estrutura e muita potência, taninos macios, nenhum sinal de álcool e retrogosto confirmando as frutas, perene, um vinho de final longo e ponta doce. Mas o que muda para outros Malbecs? A acidez, tem excepcional acidez para um Malbec, conferiu equilíbrio ao vinho, equilíbrio que não é uma característica dos varietais desta uva. Fez muita diferença! 
Muitos dirão para guardar esse vinho, para deixar evoluindo na adega, eu discordo, apesar de ser um vinho espetacular, acho que prefiro ele assim, jovem, potente e equilibrado! Se tivesse outra garrafa guardaria por mais um ano no máximo. 
É um sentimento que tenho em relação aos varietais de Malbec, quanto mais novo melhor! Pode ser um exagero, mas prefiro assim, é o que minha experiência sugere. 
Conheça outros Malbec's que já comentei aqui!
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!