segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Terrunyo Sauvignon Blanc 2011, DEMAIS!!!


Muito se engana quem pensa que a Concha y Toro só produz vinhos de pegada mais comercial, para o grande público. Há sim em suas linhas vinhos destinados a paladares mais exigentes, vinhos de excelente qualidade! 
Essas linhas de maior qualidade são descritas pela vinícola como Fine Wine Collection, vinhos para colecionarmos... Duas dessas linhas são a Terrunyo e a já bem conhecida e reconhecida Marques de Casa Concha. 
Hoje trataremos da primeira, a Terrunyo! Esta linha possuí o conceito de seleção de lotes específicos dos vinhedos da Concha y Toro. Ou seja aquele pedacinho de terra faz um vinho diferente, de caráter único e complexo como diz a própria vinícola,. É o bom e velho conceito de Terroir. 
São 05 vinhos, Sauvignon Blanc, Riesling e Syrah vem do Viñedo Los Boldos no Valle de Casablanca, cada um do seu Cuartel, 05, 06 e 03 respectivamente. Já o Cabernet Sauvignon vem do Valle do Maipo e o Carmenère vem de Peumo no Valle del Cachapoal. 
Recentemente eu experimentei este Sauvignon Blanc 2011, com já 03 anos de idade, um vinho que pouco amadureceu graças a boa conservação e a tampa de rosca. Para os apreciadores desta cepa como eu, um verdadeiro deleite! Um vinho Demais! 
Tipicamente chileno em taça, amarelo palha, esverdeado, aromas de ervas, grama, limão, na boca a acidez é bruta, cortante! Corpo médio, persistente e herbáceo! 
Aliás quanto mais gelado você beber, mais herbáceo será, isso serve para qualquer Sauvignon Blanc chileno, se essa característica de desagrada, deixe ele apenas frio, o lado frutado do vinho tomará conta. 
Ainda não provei todos os vinhos da linha Terrunyo, mas garanto que o Carmenère vale muito a pena. 
Forte Abraço!

4 comentários:

  1. Cris, você tem razão quanto ao erro de pensarmos assim sobre a Concha y Toro. Essas duas linhas são ótimos exemplos a preços acessíveis.

    Abraço!!!

    Gil Mesquita

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica da temperatura. Se um dia eu voltar a provar um SB chileno, vou me lembrar disso, de não deixá-lo gelado.
    Bj,
    Rafa

    ResponderExcluir
  3. Rafa,

    Tenho a impressão que em maio vc vai provar Sauvignon Blanc chileno, não?

    Bjs

    Cris

    ResponderExcluir
  4. Que venha maio e quantos SB forem necessários, desde que seja(m) em Jundiaí. :)

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!