sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Degustação Vertical Viu 1 - Viu Manent

Prezados amigos, na última terça tive o prazer de participar de ua Degustação Vertical do Via 1, da vínicola Viu Manent. Estiveram neste evento aproximadamente 120 pessoas, entre elas nosso amigo bolgueiro Alexandre (Diário de Baco). Esta degustação foi organizada pela ABS Campinas, que está de parabéns por nos criar esta sensacional oportunidade.
O Viu 1 é o vinho top deste excelente produtor que fica localizado no Valle del Colchagua. Em algumas de suas plantações já trabalha com o conceito de vinhos orgânicos há mais de cinco anos. Tem mais de 70 anos de tradição e conta sempre com consultorias excelentes para a melhoria do seus produtos, entre elas é de conhecimento geral que o proprietário da Viña Montes dá consultoría a Viu Manent. Além de enólogos neozalandeses ajudam no desenvolvimento dos brancos.
Outro fato que me atraiu muito para esta degustação é a minha viagem para o Chile que acontecerá na segunda quinzena de março. Nela está programada uma visita a Viu Manent.
Retornando ao Viu 1, ele é um blend de Malbec com Cabernet Sauvignon. Isso mesmo! Malbec! Normalmente 90% do corte é composto de Malbec, o que torna o Viu 1 um vinho ainda mais interessante, pois ele, sem a menor sombra de dúvida, é um Malbec diferente. Conste ainda que ele estagia no mínimo 20 meses em barricas de carvalho.
São vinhos premiados e marcantes. O Viu 1 2005 recebeu 92 pontos de Parker. O guia de vinhos argentino Austral, em determinada publicação anual, que não sei qual é, elegeu o Viu 1 como o melhor Malbec do ano! Depois disso o guia Austral passou a analisar apenas vinhos argentinos, curioso... risos...
Enfim, a degustação vertical foi realizada com 5 safras: 2001, 2003, 2004, 2005 e 2006. Todos vinhos excelentes, muito estruturados e bem alcóolicos, há safras com 15% de grau alcóolico. Cargas tânicas sempre elevadas porém finas e muito complexos tanto na boca como no quesito aromático, com grande variação de aromas e persistência aromática fascinate. Todos os vinhos com potencial de guarda enorme.
Quero destacar duas safras: a 2001 e 2005. Ambas pela complexidade aromática! Costumo dizer que os aromas são a parte mais fantástica do vinho e ao mesmo tempo a mais curiosa e engraçada, pois as lembranças de quem degusta podem ser completamente diferentes e dizerem a mesma coisa. Não vou citar exemplos, mas acredite!
A safra 2001 desenvoveu aromas fantásticos, começou com frutos negros em geléia, relamente aquela percepção doce partindo daí para um toque herbáceo marcante, destaque total para as ervas! Acompanhadas de especiarias, pimenta e notas de couro. Com tudo isso junto acabei me lembrando de carne temperada. Não é o aroma que os mais conservadores irão gostar de ler, mas sinceramente a mescla dos aromas me trouxe essa sensação, que admito foi prazerosa. O Viu 1 2001 é um vinho já rubí sem reflexos, com halo aquoso pequeno. Tem bom corpo, sendo harmonioso em todo seu conjunto. Os taninos são finos e agradáveis. Não há nenhum excesso! Final longo, deixando a boca após um bom tempo com gosto de quero mais. Pode ser guardado por mais 5 anos facilmente.
Então falemos do 2005, depois dos aromas nitidamente herbáceos a madeira apareceu trazendo elegância sem igual. Começou com um café torrado muito gostoso, passou ao caramelo e atingiu o ápice: Bala Toffe! E assim ficou a noite toda, uma persistência aromática muito acima da média. O Viu 1 2005 é um vinho rubí violáceo, chorão e sem halo aquoso, muito estruturado e com uma aresta de álcool, devido a sua juventude, um bom tempo de garrafa fará bem, pelo menos 10 anos, se tivermos a paciência. A carga tânica é bem maior em relação ao primeiro e não tão madura ainda, mas não chega a ser ruim, apenas precisa de tempo para se desenvolver. Final longo, uma eternidade!
Este vinho custa R$ 520, infelizmente não é para todos, mas caso tenha uma oportunidade como esta, não vacile! Valeu muito e com certeza será uma noite de muito aprendizado e diversão.
Obrigado a ABS Campinas por mais esse maravilhoso evento.
Forte Abraço!

Um comentário:

  1. Cristiano, você me arrumou um problema, não sobrou nada para falar do vinho. Bem eu fiz um post que está no endereço: http://nossovinho.com/?p=3311

    Obrigado amigo, pelo convite.
    Abraços
    Paulo

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!