sexta-feira, 10 de abril de 2009

Especial Chile: Viña Bisquertt


Era domingo, acordamos cedo e fomos em direção ao Valle de Colchágua, aproximadamente a 200 km de Santiago. Outra viagem tranquila. Aliás as estradas chilenas pelo que vimos são excelentes.
Nossa primeira parada no Colchágua foi a Viña Bisquertt, que vem sendo muito elogiada aqui no Brasil pelo seu Sauvignon Blanc, no qual as uvas tem origem no Valle do Casablanca. E quando chegamos tivemos a agradável surpresa de podermos apreciar o varietal 2008! Vinho elegante de excepcional acidez e fruta marcante com destaque para a maçã verde, realmente muito fresco. Se esse é bom imagina o reserva...
Este produtor tem inúmeras premiações, mas o grande destaque da história da vinícola é o La Joya Merlot Reserva 2000, vinho que conquistou o prêmio de melhor Merlot do mundo na sua safra! Na vinícola além deste troféu, você poderá ver todas as certificações e prêmios na Sala de Barricas.
A Bisquertt valoriza a tradição e a família acima de tudo! Percebem-se esses valores facilmente no casarão de 150 anos de existência onde fomos recebidos, nas inúmeras fotos de toda a família que é proprietária da vinícola, nas celas e charretes conservadas e espalhadas pelo casarão e nas palavras da guia Nina Rodrigues. Aliás o casarão é estupendo! Com lindo acabamento em madeira e móveis antigos e muito bem conservados.

A degustação foi na loja de vendas e optamos pelos vinhos da linha reserva. Apenas uma falha: não nos foi oferecido água durante a degustação.
Começamos com o La Joya Gewurztraminer Reserva 2008 que trazía cor amarelo palha e reflexos esverdeados. Os aromas eram os característicos da cepa: mel, flores brancas, inclusive rosas e jasmin, e uma lembrança de pèra e própolis. Na boca o vinho surpreendeu pois apresentou acidez superior ao que é considerado normal para esta uva, a persistência e equilíbrio também encantaram e o retrogosto trazía geléia de frutas brancas, doce.
Seguimos para a uva emblemática do Chile: Carmenére! O La Joya Carmenére Reserva 2007 possuí estágio em madeira, 08 meses e mais 06 meses em garrafa antes de ser comercializado.
Apresentou cor característica, um forte rubí violáceo. As lágrimas eram numerosas e de espessura fina. Os aromas remtiam a ameixa madura, especiarias e toques herbáceos. Na boca o vinho é redondo! De corpo médio e com pequena carga tânica porém madura, este vinho possuía equílibrio, retrogosto frutado e boa persistência. Acho que podemos harmonizá-lo com risotos e massas leves além de carnes vermelhas suaves e gralhadas como uma picanha de cordeiro.
Por fim o La Joya Cabernet Sauvignon Reserva 2007. Apenas 30% dele estagia em carvalho francês de segundo uso. Um Cabernet com muita fruta!
Um vinho de cor rubí com reflexos violáceos e chorão, denotando os 14 de álcool. Os aromas traziam frutas frescas, especiarias, toques herbáceos, de menta e pimentão. Com bom corpo e boa acidez este vinho implora por um bom pedaço de carne vermelha como companhia, de preferência um corte fibroso como uma fraldinha. Outra opção sería uma boa costela já que a elevada carga tânica ainda precisa maturar. Se for uma costela de panela então...
Fiquei com uma vontade de experimentar o Zeus... vinho premium da casa... Gostei muito da Bisquertt, recomendo!
Forte Abraço!


3 comentários:

  1. Cristiano, estou indo em Setembro ao Chile e já "colei" algumas idéias do seu relato. Muito bom o blog, nada como um cara dedicado para produzir material para postar. Moro em Curitiba e soube que vc andou por aqui com meu conterrâneo Leonardo. Eu provei um La Joya Carmenere que trouxe de Rivera, mas confesso que não me impressionei. Quem sabe os reservas... abraço. ELMO

    ResponderExcluir
  2. Elmo,

    Sim! Conhecí o Leonardo. Sou curitibano e estou sempre visitando os meus familiares.

    Quem sabe não abrimos uma garrafa na próxima vez que eu for a Curitiba?

    Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cristiano! Obrigado pelo comentário no meu blog!
    Eu estou meio parado, mas não parei, não. Tenho estado meio corrido nos últimos tempos, então o blog está sofrendo mais... Mas tenho acompanhado os blogs do pessoal e este mês eu vou postar o vinho do mês.
    Abraço!
    Gabriel

    ResponderExcluir

Algum comentário? Fique a vontade!