sábado, 9 de abril de 2011

Angheben Touriga Nacional 2005


Tinto, Touriga Nacional
País: Brasil
Preço: R$ 38
A safra 2005 para o Brasil é histórica, praticamente mítica, enfim é especial! E eu ao longo desses anos venho guardando alguns vinhos desta safra com o objetivo de experimentá-los em um momento teoricamente melhor, mais próximos da plenitude do vinho.
Atualmente estes vinhos estão com 06 anos e acredito que estejam encontrando o seu ápice, salve-se alguma surpreendente exceção, portanto é oportuno abrir estas garrafas e apreciar.
O primeiro foi aberto ontem, de forma despretensiosa para comemorar uma dia feliz e o encerramento de mais uma boa semana de trabalho. Foi este vinho da Angheben, um varietal de Touriga Nacional, uva portuguesa que  praticamente não é plantada fora de Portugal. A Angheben é uma exceção e fez um vinho com caracteríticas tupiniquins e lebranças lusas...
Na taça a cor é rubí profunda com suave reflexo âmbar. O halo aquoso é aparente e as lágrimas correm pelas taças lentamente. Os aromas são de média intensidade, característica tupiniquim, mas o painel é amplo e apresenta flores, café e frutas secas como a tâmara, lembranças lusas...
Na boca o ataque apresentou suave dulçor, acidez moderada, corpo médio e taninos maduros e suaves. Agradável e fácil de beber, pode harmonizar com pratos mais leves e sem molhos gordurosos, como os que são feitos a base queijo. Prefiro ele com carnes tenras como peru ou coelho.
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!