domingo, 10 de abril de 2011

Casale Vechio 2007

Tinto, Montepulciano
País: Itália - Abruzzo
Preço: R$ 67
O popular macarrão é um dos pratos preferidos do domingão... pode ser o da Nona, o da Mama, um novo que a gente inventa com o que tem na geladeira... mas ele sempres está por lá! Alguns de vocês já devem ter percebido que eu gosto de uma massa e ela sempre aparece no "Almoço de Domingo".
Desta vez era um sábado e fiquei cerca de uma hora na cozinha fazendo um belo molho de calabresa, o crime já estava desenhado em meus pensamentos, na adega uma garrafa de Montepulciano D'Abruzzo... uma espécie de 'patinho feio' da Itália, apesar da popularidade que tem por lá.
Falo em 'patinho feio' porque estamos acostumados com os vinhos do Norte da Itália (Toscana e Piemonte), mas no Centro Sul temos boas opções e os Montepulcianos são vinhos gastronômicos e agradaveis de beber.
Nosso vinho de hoje apresentou um pouco mais de peso do que eu esperava, próximo de um estilo 'novo-mundista', mas a característica gastronômica italiana estava presente mantendo sua essência.
Na taça cor rubí intensa com forte reflexo violáceo e sem halo aparente. Lágrimas abundantes na taça, 14% de álcool. Os aromas remeteram a flores e frutas maduras, como ameixa e cereja evoluindo para notas de chocolate, couro e interessantes notas defumadas. Boa intensidade aromática.
Na boca a potência surpreendeu, com alto volume tânico e maduro. Bom corpo, boa acidez e retrogosto frutado, deixando a boca pedindo por mais um gole. Boa persistência.
Pode ser guardado por mais dois anos. Deve acompanhar pratos de bons volumes de sabor, como embutidos e carnes bovinas gordas. Fica a foto do Fusilli a Calabresa que fiz para acompanhar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!