quarta-feira, 10 de julho de 2013

Hoje é o Dia Internacional da Pizza!!! Celebre!!! Com um bom vinho italiano, é claro!!! #cbe



O Dia da Pizza é celebrado no Brasil desde 1935!!! Tem quase 80 anos... E a pizza é a redonda mais querida de muitos de nós, vai bem até no café da manhã, não é verdade? (minha mulher não concorda muito com esse comentário... risos). 
Apesar de Nápoles ser o berço da Pizza moderna, a origem dela é controversa! É fato que egípcios, fenícios, hebreus e babilônios, já misturavam trigo, amido e água em formatos de disco para assarem em tijolos e/ou fornos rústico, isso 5000 anos antes de Cristo. 
Essas curiosidades históricas são uma delícia, mas o tema deste blog é vinho, então qual vinho vai com uma boa pizza??? Em "mineirês"claro: depende!!! Os recheios mandam, por exemplo, eu prefiro a tradicional marguerita ou a zuchinni (abobrinha) com vinhos brancos, especialmente os italianos como o Gavi, mas infelizmente esse é bem difícil de encontrar ainda mais em pizzarias. 
Mas para não fugir da pergunta, eu gosto de vinhos de corpo médio e boa acidez para acompanhar. Minhas escolhas normalmente recaem sobre os Chiantis. Se eu tivesse que cravar um vinho, independente do recheio, seria o Chianti. Exceto é lógico para pizza de aliche, essa tem que ser com chopp, concordam??? 
Bom... fato é que a única regra para harmonização de pizza com vinho é que o recheio manda! Eu vou dar mais uma sugestão aqui, costumo sempre pedir pizza de calabresa ou linguiças artesanais, para essas sempre peço vinhos de corpo médio, acidez presente e boa fruta e intensidade na boca como o Paiara 2010! 
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!