sexta-feira, 23 de agosto de 2013

As Principais Uvas do Mundo: Syrah/Shiraz


A Syrah é uma uva marcante! Originária do Norte do Vale do Rhône, esta uva ano após ano ganha mais espaço nas adegas de todos os enófilos. Tem na lembrança de Pimenta do Reino sua principal característica, seja em terroirs frios ou quentes. 
É verdade! A Syrah se adapta muito bem as variações de temperaturas e mais interessante, sem perder sua característica principal, a pimenta do reino. Aliás, devido a essa pimentinha, pratos mais condimentado normalmente recebem sugestões de vinhos a base de Syrah como harmonização. 
Voltando aos terroirs, é na Austrália que a Syrah conheceu seu segundo lar! Lá é conhecida por Shiraz, e naquele calor todo, faz vinho corpulentos, densos, mas ricos em sabor e de final doce e agradável! Barossa é o principal terroir para a Shiraz na Austrália. 
No Brasil as melhores opções de custo-benefício vem do Chile, mas eu prefiro particularmente os Syrahs sul-africanos, são mais frescos e equilibrados devido ao terroir mais frio. 
Forte abraço!

2 comentários:

  1. Olá amigo Critiano
    Muito boa sua descrição: bem-escrita, sucinta e didática ao mesmo.
    E só de ler, já me deu uma vontade de experimentar um bom Syrah chileno... ou um sul-africano, ou um francês... enfim... (risos)
    Também gosto muito desta cepa.
    Forte abraço
    Tiago Bulla
    www.universodosvinhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gde Tiago!!!

      Obrigado pelos elogios!

      Não esquece das outras uvas não, hein!!! risos

      Abs!

      Excluir

Algum comentário? Fique a vontade!