segunda-feira, 12 de maio de 2014

Casal Tito e Emma Zuccardi Conquistam meu Coração!


Na última quinta-feira tive a oportunidade de poder participar de um almoço com o Sr José Alberto Zuccardi no La Tambouille em São Paulo. Esse almoço promovido pela Ravin, importadora dos vinhos da Zuccardi para o Brasil, a qual deixo meu agradecimento pelo convite. 
José Alberto estava aqui para falar dos novos vinhos e dos vinhos de alta gama da Zuccardi, além de elucidativo sobre os seus vinhos, José Alberto é uma pessoa que já te cativa com as primeiras palavras, é muito atencioso e tem uma simpatia ímpar. 
Provamos ao todo 08 vinhos, alguns já conhecidos ao meu paladar como o Série A Torrontés e o Zeta. Mas também tivemos boas novidades, e vou começar contando do Casal que conquistou meu coração! 
Primeiro as Damas! Emma Zuccardi Bonarda 2011 é um vinho feito em homenagem a Sra Emma, mãe de José Alberto, e já está na sua terceira safra. Acredito que além de gostar dos vinho e da homenagem, ela deve estar orgulhosa do produto em si, que é muito bom! 
Este caldo é produzido em Santa Rosa, Mendoza e é feito exclusivamente com Bonarda. Cepa que ainda hoje é ligada aos conceitos de grande produtividade e qualidade inferior. O objetivo deste vinho é provar que se a Bonarda for trabalhada com o mesmo esmero de outras uvas, como baixo rendimento por exemplo, ela pode fazer vinhos excelentes, de muita qualidade. E o Emma é prova disso! 
É um Bonarda complexo e elegante! De cor rubi viva e aromas de frutos vermelhos maduros, flores, canela e café, interessante e discreto nuance mineral. Na boca tem boa presença e é maduro e elegante! Taninos finos e sedosos, boa acidez e retrogosto confirmando os frutos vermelhos e perene, fica um bom tempo com você. Acredito que risotos e massas a base de cogumelos sejam uma boa harmonização. 
Agora vamos falar o Tito Zuccardi La Consulta 2010, um blend de Malbec (83%), Cabernet Sauvigon e Caladoc. Seu Tito, pai de José Alberto, faleceu no início deste ano, foi ele que iniciou a Vinícola já no distante ano de 1963 em Maipú, província de Mendoza. 
Este vinho foi produzido no Terroir de La Consulta, no Valle de Uco, é um produto que busca expressar a qualidade dessa terra. De cor rubi viva e intensa, tem painel aromático clássico dos vinhos a base de Malbec, frutos negros em compota, pimenta negra, ervas, cravo e cana. Na boca é largo, um vinho corpulento, denso e de grande volume tânico, mas estes taninos estão maduros, final confirmando os frutos em compota e persistente ao palato. Um vinho potente em busca da elegância que só os anos trarão, eu guardaria por mais 03 anos! 
Como pode se perceber o Emma e o Tito se complementam como um casal, como foram na vida. Enfim são dois vinhos de ocasião, para brindar grandes momentos! Você pode encontrá-los na Ravin
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!