segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Agiorgitiko 2004

Tinto, 100% Agiorgitiko

País: Grécia

Gaia Wines

Preço: De R$ 80 a R$ 120

Os vinhos gregos são mal vistos de uma maneira geral. São entendidos como pouco complexos. E é verdade, já tomei alguns que comprovam essa tese.

Aqui temos um diferente, uma exceção. É um bom vinho, com boa complexidade aromática. Vermelho rubi, sem reflexos. Com halo aquoso razoável, o que denota sua maturidade. Lágrimas abundantes e espessas.

Os aromas começam com frutas negras passas, passam por baunilha, balsâmico e terminam no chocolate, que é o aroma persistente na taça.

Passamos então a boca, depois de um bom nariz a expectativa que se cria é grande, porém na boca o vinho fica aquém do nariz. Isso não significa que o mesmo é ruim, pelo contrário, é bom, mas se espera mais após a análise olfativa.

É um vinho de corpo médio, com acidez equilibrada, carga tânica gentil e pequena, retrogosto frutado e final médio. Como disse bom, mas depois da complexidade aromática, eu esperava um final mais longo e "meio de boca" mais apurado.

Mesmo assim vale a compra! Podemos conhecer algo diferente dos tradicionais Malbec's, Cabernet's, etc. Afinal é um vinho interessante e original, eu daría 84 pontos para este vinho.

O preço incomoda, não é atrativo, com certeza o maior problema deste vinho.

Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!