quinta-feira, 4 de março de 2010

Domaine Ballorin Le Bon 2007, um belo Borgonha!

Tinto, Pinot Noir
França - Borgonha
Domaine Ballorin
Preço: R$ 110
Gilles Ballorin é um produtor biodinâmico da Borgonha, tive o prazer de experimentar seus vinhos acompanhado de outros enoblogueiros em São Paulo no Empório Vila Buarque, do amigo Marcelo di Morais, uma cortesia da importadora Santa Ceia de Vinhedo SP.
Ao todo foram seis vinhos, um rosé e cinco tintos, mas quero destacar nesse primeiro momento o Le Bon, vinho de entrada que leva o nome da emblemática cepa Pinot Noir no rótulo.
É característico em sua cor com um rubí vivo e translúcido! Deixa lágrimas espessas na taça e não apresenta halo aquoso demonstrando potencial para guarda.
O painel aromático é complexo! Com boa intensidade podemos sentir aromas animais e terrosos em primeiro plano, a evolução do conjunto traz chocolate com frutas vermelhas, couro e algo de café.
O ataque em boca é equilibrado! Corpo médio, retrogosto frutado e de boa persistência, taninos leves, macios porém presentes e marcantes e álcool correto, apenas 12,5 bem integrados a todo o conjunto.
Uma belíssima companhia para aves em geral, que tal pato com este vinho? Um perú também é uma boa opção... E pode ser guardado por mais uns dois ou três anos sem maiores problemas.
Enfim gostei muito deste borgonha, tem personalidade e é característico. Para muitos de nós que estamos tão acostumados com os Pinot's chilenos este vinho é um espetáculo a parte.
Forte Abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Algum comentário? Fique a vontade!